segunda-feira, 4 de maio de 2020

O dia em que a mata ardeu


Escrita de um texto narrativo a partir de uma proposta da aula de Português do Estudo em Casa.

Wook.pt - O Dia em que a Mata Ardeu
O dia em que a mata ardeu

Certo dia, uma família de pássaros Bisnaus entenderam fazer um piquenique na mata, o que provocou uma grande tragédia, um incêndio.
Decidi, no dia seguinte, passear por lá e encontrei os responsáveis pelo incêndio, os pássaros Bisnaus, e fui falar com eles.
- Bom dia! – disse eu – chamo-me Dinis e vivo perto desta mata. Adorava passear por aqui, mas agora, dá-me uma tristeza olhar para isto! – continuei eu muito triste.
Os pássaros olharam uns para os outros indiferentes à minha tristeza e perguntaram:
- O que é que nós temos haver com isso?
-Vocês precisam de serem amigos do ambiente, pois provocaram este incêndio. – disse eu. - Olhe para si pai Bisnau, sempre a fumar, se parasse de o fazer teria uma saúde melhor e não teria provocado esta situação.
O pai Bisnau ficou envergonhado e respondeu:
- Já tentei várias vezes, mas nunca consegui evitar.
Entretanto, apareceu o filho Bisnico que comia um bolo cheio de chocolate e bebia um sumo com muitos aditivos e conservantes. Olhei para ele e questionei-o:
-Já viste o que estás a comer? Sabes que a obesidade infantil mata?
Ele ignorou-me e atirou com o pacote do sumo, vazio, para o chão e meio bolo.
-Não quero mais bolo! – disse o filho Bisnico.
-Sabes que fizeste duas coisas erradas? – disse eu irritado – sabes que o desperdício alimentar é um dos principais problemas a nível económico, ambiental e social de hoje. Sabes também que o pacote deveria ser colocado no ecoponto, assim ele poderia ter uma nova vida, como a camisola que estás a vestir.
Eles envergonhados, disseram em coro:
-Precisamos de ajuda!
-Amanhã volto aqui, e juntos vamos mudar os vossos hábitos.
Despedimo-nos e eles prometeram que iriam ter em consideração todos os meus conselhos.

                                   Dinis Sousa, EB de Friestas, 4. º ano


Sem comentários:

Enviar um comentário