quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

A noite de Natal

Nesta época natalícia, com os alunos do 4º ano, realizou-se a leitura partilhada e por capítulos da obra A noite de Natal de Sophia de Mello Breyner Andresen.
Os alunos deixaram a opinião relativamente à semelhança entre a personagem o Manuel e o menino Jesus.

Na obra A noite de Natal, a personagem o Manuel era um menino pobre e o menino Jesus também nasceu pobre.
 A personagem o Manuel vivia numa cabana e dormia em cima das palhas aquecido pelo bafo de uma vaca e de um burro. O menino Jesus também nasceu numa cabana, ficou deitado nas palhas e teve o calor da vaca e do burro.
A personagem a Joana levava presentes ao Manuel  e foi guiada por uma estrela. Os reis magos levavam presentes ao menino Jesus  e seguiram uma estrela.


Alunos do 4º ano da EB de Friestas
Os alunos escreveram alguns comentários sobre a obra.
Esta história A noite de Natal transmite-nos alegria e felicidade porque a Joana deu presentes ao Manuel que era pobre e é uma coisa que todos devemos fazer tal como os reis magos fizeram ao menino Jesus.
Luís António 4º ano, EB de Friestas
Eu achei a história muito bonita e alegre porque tudo aconteceu como na história do menino Jesus.
Abel 4º ano, EB de Friestas

Esta foi a história mais bonita que ouvi em todo o tempo que estive na escola e desde que cheguei. A história foi linda, uma parte que não gostei foi quando a Gertrudes disse à Joana que os pobres não podiam ter prendas, mas qualquer um as pode ter.
Rui 4º ano, EB de Valença, turma H

Eu achei a história bonita porque a menina arranjou um amigo verdadeiro, ela tinha os primos mas eram uma visita.  Logo a parte que mais gostei foi quando encontrou o amigo de verdade, assim poderia contar os seus segredos e brincar com ele.
Manuela Rossio 4º ano, EB de Valença, turma H
Os alunos realizaram ilustrações de algumas cenas da obra.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sugestões de leitura dos alunos

Os alunos do 4.º ano das escolas com biblioteca escolar escolheram obras para leitura durante a pausa letiva do Natal. Em sessões na biblio...