quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

Feriado Municipal de Valença - Dia de S. Teotónio

No âmbito do Projeto: S. Teotónio vai à escola, foi fornecido a cada turma do 1.º ciclo, um quadro previamente pirogravado com a silhueta de S. Teotónio, para decoração com materiais reciclados. Os painéis realizados pelas várias turmas, alusivos ao primeiro santo português, estiveram numa exposição coletiva na fachada da Junta de Freguesia de Ganfei, terra natal de S. Teotónio. A partir de 21 de fevereiro e até 3 de março a exposição estará patente na Biblioteca Municipal de Valença.




À descoberta do Património: VALENÇA

… Alguns minutos depois, todos tinham molhado as mãos na água que escorria pela parede da cascata e aproximaram-se das tílias situadas em frente à estátua de S. Teotónio.

S. Teotónio nasceu em Ganfei, em 1082. Portugal ainda não existia, por isso esta região pertencia ao Reino da Galiza. Com 10 anos de idade este menino foi entregue ao seu tio paterno e Bispo de Coimbra, cidade onde conheceu Afonso Henriques que se tornaria rei e seu amigo. Morreu em 1162 sendo o primeiro Santo de Portugal.

- Esta imagem tem algo de errado. – Alertou Maria do Faro, quebrando a contemplação que os restantes meninos faziam deste espaço. A mitra tem que estar aos pés de S. Teotónio. Ele não aceitou ser bispo.

- Esta estátua é enorme e quase não consigo ver a cabeça. O que é a mitra? – acrescentou a Leonor, encostada à base de granito.

- E tu como sabes isso? – Perguntou Matilde surpreendida.

- Já fiz um trabalho na escola sobre o Feriado Municipal, dia de S. Teotónio, que se comemora a 18 de fevereiro e assim estudei o valenciano mais importante …

Isilda Salvador, À descoberta do Património: VALENÇA

As aventuras de Valentim e Apolo 11

 

Sem comentários:

Enviar um comentário