quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

Escrita - O Beijo da Palavrinha


No âmbito do Projeto Escola a Ler, durante a atividade de leitura orientada em sala de aula, a Biblioteca Escolar, em articulação com a professora titular da turma do 4.º ano da EB de Friestas aplicou o roteiro de leitura da obra O Beijo da Palavrinha de Mia Couto.
Após a realização das atividades de pré-leitura e leitura da obra, os alunos escreveram um texto individual sobre a história.

 

O Beijo da Palavrinha 

Era uma vez uma menina chamada Maria Poeirinha, ela vivia numa aldeia no interior e tinha uma família muito pobre. Tinha um irmão chamado Zeca Zonzo que não tinha juízo nenhum. Um dia chegou à aldeia o seu tio chamado Jaime Litorânio, que achou grave, os seus familiares nunca terem visto o Mar. Certo dia Maria Poeirinha adoeceu rapidamente e o tio Jaime propôs levá-la à costa mas Maria Poeirinha já estava demasiado fraca. Já sem esperança, o seu irmão Zeca Zonzo, que toda a gente pensava que era um sem juízo, desenhou a palavra mar no papel. Com a ajuda dele a irmã distinguiu as letras da palavra. 
Muitos anos depois, Zeca Zonzo olha para o retrato da irmã e diz que Poeirinha foi beijada pelo mar e afogou-se numa palavrinha.  

Marta Sousa - EB de Friestas, 4.º ano

 

A Maria Poeirinha 

Era uma vez uma menina chamada Maria Poeirinha. A família da Maria Poeirinha era pobre e eles nunca tinham visto o mar. Eles acreditavam que o rio que ali passava não tinha nem fim nem foz.  Maria Poeirinha tinha um irmão que se chamava Zeca Zonzo, ele era desprovido de juízo. Um dia chegou à aldeia o Tio Jaime. E um certo dia a Maria Poeirinha adoeceu gravemente, ela estava perto da morte. O Tio Jaime teve a ideia de levar a menina à costa. Ela estava a ficar mais fraca e a viagem tornou-se impossível. Depois o irmão desenhou a palavra mar com letras gordas, muitos até pensavam que ele ia desenhar um oceano. De repente, a menina adoeceu ainda mais e ela morreu.

Inês Macedo - EB de Friestas, 4.º ano


 

Sem comentários:

Enviar um comentário