sexta-feira, 24 de novembro de 2017

História com recadinho


Resultado de imagem para CAPA DO LIVRO hISTÓRIA COM RECADINHONo âmbito da Educação Literária, foi lida e explorada na biblioteca escolar, com as turmas dos 4.º anos, a obra: História com recadinho de Luísa Dacosta.
No final foi lançado um desafio às turmas e proposto, que tal como a escritora do livro, cada aluno envie um recado à bruxinha boa, pedindo um conselho ou uma sugestão, contando-lhe um problema que achem que ela pode ajudar a resolver.
Assim, surgiram alguns interessantes recadinhos que podemos ler.


Minha querida bruxinha preciso muito da tua ajuda.
Durante este verão houve muitos incêndios em Portugal e muitas famílias perderam as suas casas e as suas coisas. Por isso queria que as fosses ajudar, principalmente às crianças. Queria que ajudasses a ter as suas coisas de volta e que não voltem os incêndios às suas casas.
Era muito importante que ajudasses a plantar árvores nos locais onde tudo ardeu para que possamos ter floresta outra vez.
Eu sei que com a tua ajuda vais tornar estas crianças mais felizes.

Maria Inês Brandão - EB de Ganfei – 3.º ano

Cara bruxinha será que podes passar pela minha escola e fazer com que todos nós nos comportemos melhor e passarmos a pensar mais nos outros, principalmente naqueles que sofreram com os fogos, ajudando-os com comida, roupa e algum dinheiro, pois estas pessoas ficaram sem nada, sem emprego, sem casas e sem recordações.
Ajuda também aquelas pessoas que vivem na rua, pois o inverno é muito frio e elas precisam de roupa para se aquecerem e de comida para matar a fome.
Bruxinha lembra-te das pessoas que precisam da tua ajuda.

Érica Oliveira - EB de Valença – 4.º ano


Amiga bruxinha, os meus colegas dizem-me que tu tens muita imaginação e como eu sou mais fadada para as matemáticas, desejo que me emprestes algumas das tuas ideias para melhor fazer os trabalhos de Português sobretudo este, em que é necessária muita imaginação.
Também te peço que me emprestes a tua vassourinha para limpar tudo o que não me agrada, principalmente o mato dos pinhais que provoca tantos incêndios no nosso país.


Margarida Carvalho – EB de Valença – 4.º ano

Olá bruxinha, como estás?
Eu chamo-me Eva, sei que tu és uma bruxinha boa e simpática.
Gostaria que me ajudasses a melhorar as minhas notas na escola e quero pedir-te para acabares com as guerras no mundo.
Também gostaria que todos fossem amigos uns dos outros e que as pessoas que ficaram sem casas por causa dos incêndios consigam de novo ter uma habitação digna e voltem a viverem felizes.

Eva Sousa – EB de Valença 4.º ano

Olá, eu chamo-me Maria e tenho 9 anos.
Querida bruxinha queria pedir-te que dês paz e amor ao mundo. Quero que me ajudes a ter um mundo melhor. Que evites os incêndios, que haja menos poluição, menos guerras e menos fome.
Gostava que tivéssemos um mundo melhor, pois sei que vivemos num mundo cheio de maldade e hipocrisia, queria que não houvesse fome, porque sei que morrem muitas crianças e adultos por não terem o que comer.
Há também adultos e crianças a morrerem por causa das guerras, por isso quero paz.
Os incêndios deste ano deixaram muitas pessoas sem casas e algumas morreram queimadas. Peço que ajudes essas pessoas a voltarem às suas vidas e a sem novamente felizes.
Querida bruxinha queria que realizasses os meus desejos de querer viver num mundo melhor.
Adeus e um grande beijinho.




Maria Cunha – EB de Valença 4.º ano

Olá bruxinha!
Queria pedir-te se podias mandar um feitiço para fazer com que chova porque este verão correu muito mal.
Várias pessoas, famílias e cidades ficaram encurraladas pelo fogo. Pegou fogo porque estava muito calor e o chão muito seco. Eu peço te que acabes com o fogo e que comeces uma vida nova para as pessoas que perderam os seus bens. Se conseguires realizar o meu pedido ficaria agradecida.
Obrigada querida bruxinha.
Joana Rodrigues - EB de Friestas 4.º ano

Querida bruxinha, como tu deves saber, há um mês atrás aconteceu uma tragédia em Portugal… Incêndios!
Devido a isso, muitas pessoas ficaram sem nada, algumas até sem a própria vida, por isso, hoje te peço que venhas junto delas e as ajudes a superar essa tragédia, dando-lhe atenção, consolo e alegria.
Ajuda-os bruxinha!
Tomás Brito - EB de Friestas 4.º ano




Sem comentários:

Enviar um comentário