segunda-feira, 6 de maio de 2013

Visitas à quinta pedagógica de Pentieiros, ao museu regional e ao C.E.I.A. de Paredes de Coura


A quinta pedagógica de Pentieiros em Ponte de Lima mostra ao público mais jovem, o dia-a-dia da vida rural, permitindo uma aproximação direta com as vivências diárias de uma exploração agrícola minhota.
Os alunos do 1º, 2ºe 3º anos da E. B. de Valença realizaram visitas guiadas à quinta pedagógica. Viram as hortas, o pomar, os comedouros, a estufa, os estábulos e as cavalariças onde havia vacas, ovelhas, cabras e cavalos. No campo dos aromas viram e sentiram as plantas aromáticas, condimentares e medicinais. No galinheiro observaram a galinha amarela, a perdiz portuguesa e a preta lusitana e ainda os pavões e os gansos. Conheceram os burros Simão e Elétrico. Na aldeia das aves viram as casinhas para os passarinhos. Passaram pelo lago e pela casa do apicultor. Os alunos conheceram e disfrutaram de todos os espaços da quinta e gostaram especialmente de apreciar mais de perto os animais. No final da visita realizaram os seus piqueniques no parque das merendas, brincaram, conviveram e voltaram à escola com mais conhecimentos. Foram uns dias muito bem passados!
 

 
 
 
 As turmas do 4º ano visitaram o museu regional de Paredes de Coura e o Centro de Educação  e Interpretação Ambiental da Paisagem Protegida do Corno de Bico. No museu, os alunos viram as fases do linho, os utensílios  agrícolas, a parte arqueológica e a casa do caseiro. Fizeram biscoitos de milho que viram cozer no forno de lenha.  Posteriormente deslocaram-se para o C.E.I.A. onde almoçaram, aqui viram um filme sobre a fauna e a flora da região, observaram rochas através da lupa binocular, fizeram um percurso pedestre pelo Corno de Bico onde observaram as mamoas e pararam num esconderijo para sentir o coaxar das rãs e outros sons da natureza.
Foi uma visita de estudo enriquecedora que os alunos irão certamente recordar!
 

Sem comentários:

Enviar um comentário