quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

Projeto Pedagógico: O Estado do Mundo

 


As Comédias do Minho estão a apresentar, no auditório da Escola Superior de Ciências Empresariais de Valença, para todos os alunos do 1.º ciclo, o Projeto Pedagógico:  O Estado do Mundo (Quando Acordas) que se foca nas alterações climáticas e na crise ambiental que vivemos

Irá realizar-se uma sessão aberta às famílias no próximo sábado, dia 5 de fevereiro pelas 11 horas.

 Em cena, apenas um intérprete e uma esfera com aspeto de meteorito. A esfera vai abrindo partes da sua geografia e revelando outros mundos dentro de si. Contam-se histórias de crianças que são afetadas pela crise climática, mas que podem ser parte da solução. Poderá um T-Rex ser símbolo da guerrilha ambiental para a qual se convocam as crianças de todo o mundo?

                      Projeto Pedagógico: O Estado do Mundo.

 Ontem, dia 2 de fevereiro, fomos ao auditório da Escola Superior ver o Projeto Pedagógico: O Estado do Mundo.

O ator encontrava-se numa esfera que representava o planeta, que ia abrindo e contava  histórias de vida de meninos que viviam em diferentes países do mundo e eram afetados pelas crises climáticas e pela poluição.

O espetáculo começa com um despertador a tocar e fala de um menino chamado Eddie que tem dificuldade em acordar, nunca sabe o que vestir e o que comer. Quando se porta bem, os pais oferecem-lhe um brinquedo, quando vai para a cama refila e diz que os pais nunca fazem nada do que ele pede. Este menino levava uma vida muito apressada e produzia muito lixo.

Ficamos a conhecer a vida de duas irmãs que passavam 3 horas a tentar tirar água de um poço e mais duas horas e meia de caminho para cada lado. Nesses dias não iam à escola.

Ficamos a saber que quanto mais se usa o petróleo mais a temperatura aumenta e menos água existe no planeta.

Este espetáculo veio avisar que temos que olhar os problemas de frente, fazer mudanças e assinar um acordo mundial a favor do planeta.

 Texto coletivo dos alunos da EB de Pedreira, turma B


Sem comentários:

Enviar um comentário