quinta-feira, 23 de abril de 2020

A Revolução do 25 de abril de 1974


A Revolução do 25 de abril de 1974, também conhecida como revolução dos cravos ou Revolução de abril refere-se a um evento da história de Portugal resultante do movimento político e social ocorrido a 25 de abril de 1974, que depôs o regime ditatorial do Estado Novo.
Esta ação foi liderada por um movimento militar, o Movimento das forças Armadas (MFA) composto na sua maioria por capitães.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre

No livro O Tesouro de Manual António Pina, conta-se que há muitos anos, num país muito distante, vivia um povo infeliz, pois alguém lhes roubara o mais belo Tesouro do Mundo A LIBERDADE
Podes ler esta história em:







Centro de Documentação do 25 de Abril


O símbolo do 25 de abril são os cravos, com as tuas mãos ou pés, podes pintar os teus cravos conforme a proposta 😉: 






Curiosidades sobre o 25 de abril:

Já ouviste falar no 25 de Abril de 1974, mas provavelmente não conheces as coisas como os teus pais ou os teus avós que viveram nesta época.



Sabias que o golpe de estado do 25 de Abril de 1974 ficou conhecido para sempre como a Revolução dos Cravos?


Diz-se que foi uma revolução porque a política do nosso País se alterou completamente, mas como não houve a violência habitual das revoluções (manchada de sangue inocente), o povo ofereceu flores (cravos) aos militares que os puseram nos canos das armas.


Em vez de balas, que matam, havia flores por todo o lado, significando o renascer
da vida e a mudança!
O povo português fez este golpe de estado porque não estava contente com o governo de Marcelo Caetano, que seguiu a política de Salazar (o Estado Novo), que era uma ditadura . Esta forma de governo sem liberdade durou cerca de 48 anos!


Enquanto os outros países da Europa avançavam e progrediam em democracia, o

regime português mantinha o nosso país atrasado e fechado a novas ideias.

Sabias que em Portugal a escola só era obrigatória até ao 4.º ano? Era complicado continuar a estudar depois disso. E sabias que os professores podiam dar castigos mais severos aos seus alunos?



Todos os homens eram obrigados a ir à tropa (na altura estava a acontecer a Guerra Colonial) e a censura, conhecida como lápis azul, é que escolhia o que as pessoas liam, viam e ouviam nos jornais, na rádio e na televisão.

Antes do 25 de Abril, todos se mostravam descontentes, mas não podiam dizê-lo abertamente e as manifestações dos estudantes deram muitas preocupações ao governo.



Sabias que para os militares saberem quando avançar foram lançadas duas senhas, (passwords), na rádio? 

A primeira foi a música E Depois do Adeus de Paulo de Carvalho,  https://www.youtube.com/watch?v=pJrtNwD_r_0, segue o link e poderás ouvir a mesma, bem como ver fotos desse dia.

A segunda foi Grândola, Vila Morena, de Zeca Afonso, https://www.youtube.com/watch?v=Ha-h5bPSxQE, que ficou ligada para sempre ao 25 de Abril.



Depois de afastados todos os responsáveis pela ditadura em Portugal, o MFA (Movimento das Forças Armadas,) libertou os presos políticos e acabou com a censura sobre a imprensa.
  
Assim começou um novo período da nossa História, onde temos liberdade, todas as crianças podem ir à escola e o País juntou-se ao resto da Europa. 

E todas as crianças puderam cantar:

Uma Gaivota Voava Voava

Uma gaivota voava, voava,
assas de vento,
coração de mar.
Como ela, somos livres,
somos livres de voar.

Uma papoila crescia, crescia,
grito vermelho
num campo qualquer.
Como ela somos livres,
somos livres de crescer.

Uma criança dizia, dizia
"quando for grande
não vou combater".
Como ela, somos livres,
somos livres de dizer.

Somos um povo que cerra fileiras,
parte à conquista
do pão e da paz.
Somos livres, somos livres,
não voltaremos atrás.
Ermelinda Duarte




Sem comentários:

Enviar um comentário