domingo, 23 de fevereiro de 2020

A maior flor do mundo

Resultado de imagem para capa do livro a maior flor do mundoNum trabalho de articulação entre a Biblioteca Escolar e a sala de aula, com os alunos do 4.º ano, foi lida e explorada a obra: A maior flor do mundo de José Saramago e foi aplicado um roteiro de leitura. 
Os alunos realizaram as várias tarefas propostas com bastante motivação.
Aqui podemos visualizar alguns dos trabalhos de escrita e ilustração realizados pelos alunos do 4.º ano da EB de Friestas.

A maior flor do mundo

O nosso menino da história saiu pelo fundo do quintal e, de árvore em árvore, a saltar como um pintassilgo, desceu o rio e foi por ele abaixo numa vagarosa brincadeira.
A certa altura chegou ao limite das terras até onde se aventurara sozinho. Ele gostava de aventuras mas fez uma pequena pergunta a si próprio:
Vou ou não vou?
E decidiu ir.
O menino viu ao longe uma flor caída e aproximou-se para ver melhor, realmente estava murcha. Mas lá em cima nem pinga de água, só lá em baixo, no rio.  Então, o menino quis salvar a flor e foi vinte vezes ao rio mas só trazia três gotas de cada vez.
O menino começou a ficar cansado e adormeceu debaixo da flor, esta deixou cair uma pétala colorida e perfumada por cima dele.
Os pais já estavam a ficar preocupados e foram todos à procura do menino mas não o encontravam. Ao longe, viram uma flor enorme que ninguém se lembrava que estivesse ali.
Todos em carreira, subiram a colina e quando lá chegaram viram o menino adormecido debaixo de uma pétala com as cores do arco íris.
Quando depois o menino passava pelas ruas, as pessoas diziam que ele saira da aldeia para ir fazer uma coisa que era maior do que o seu tamanho e do que todos os tamanhos.

Inês Lourenço – EB de Friestas, 4.º ano










Sem comentários:

Enviar um comentário