quinta-feira, 25 de outubro de 2018

História com Recadinho



Resultado de imagem para livro história com recadinhoNo âmbito da Educação Literária, na biblioteca escolar, com as turmas do 4.º ano, foi lida e explorada a obra: História com Recadinho de Luísa Dacosta.
Durante a leitura da obra, quando surgiam termos considerados difíceis, um dos alunos consultava um glossário onde encontrava o respetivo significado com imagem elucidativa dando assim a explicação para os restantes colegas.
No final foi proposto aos alunos o seguinte desafio:
O que te queremos propor é que, tal como fez a escritora deste livro, envies um recado à bruxinha. Podes dar-lhe um conselho ou uma sugestão, conta-lhe um problema que aches que ela pode ajudar a resolver ou mesmo dar-lhe a tua opinião sobre a sua história.
Aqui se podem ler os recadinhos e apreciar as ilustrações de alguns alunos.

Bruxinha, nem sempre as bruxas são todas más, por exemplo, tu és uma bruxa boa!
Queres ajudar as pessoas e mais nada, mas algumas pessoas pensam mal de ti.
Gostei muito da tua história com recadinho, é engraçada e divertida mas antes de mais ajuda-nos a perceber que devemos ajudar as pessoas sem julga-las e sem o interesse de receber nada em troca.
Com esta história aprendi que as aparências enganam… Pois tu és uma bruxinha mas um excelente ser humano.
Continua a conquistar corações por esse mundo fora porque o meu já o ganhaste… Boa sorte!

Texto: Rita Pinto - EB de Valença - 4.º G

Minha querida bruxinha tinha reparado que andas muito ocupada. Imagino!
O que estás a fazer neste momento?
A ler pedidos, deitada na cama de nuvens que estão bem lá no alto do céu, a contemplar o sol, enquanto comes uma tarte de romã com abobora e gengibre. Ou enquanto cheiras as flores que apanhaste?
Mas este é um pedido muito importante!
Preciso que as pessoas adotem animais, porque cães, gatos, patos e coelhos sozinhos merecem um lar.
Por favor, tens de entender que isto é para o bem dos animais à face da terra.
Mas tu já tiveste algum animal de estimação?
Eu cá não faço ideia, mas como és doce como um favo de mel, aconselho-te a ter um. Pode ser pequeno, querido e com uns olhos mansinhos.
Podes tentar pedir aos teus pais, irmãos e amigos, bruxas e bruxinhas para darem uma ajuda nesta missão tão importante.
Assim poderíamos tornar a vida destes animais melhor e muito mais feliz.

Texto: João Paulo Esteves - EB de Valença - 4.º H
Olá senhora bruxa!
Eu sei que a maioria das pessoas pensam que as bruxas são más.
Mas eu sei que tens bom coração, sei também que ajudas com amor quem precisa.
Por isso estou a escrever-te este recado para ver se é possível fazer uma coisa por mim.
 Quando eu era pequenino, a minha avó ficou muito doente, cada dia que passava, piorava e acabou por morrer.
Não me lembro muito dela porque eu era pequenino. As coisas que sei sobre ela, são os meus pais que me contam.
Só queria tê-la de volta para poder conhecê-la, brincar com ela, abraça-la e fazer como todos os meninos fazem com as avós.
Não sei se será possível trazê-la de volta mas a esperança faz-me escrever-te este recado.
Beijinhos
Texto: Fábio Rodrigues - EB de Valença - 4.º H

Olá bruxinha!
Bruxinha, eu tenho um problema, a minha família está na Roménia e eu só os vi uma vez. Podias ajudar-me a tentar revê-los porque além de eu os ter visto há pouco tempo, estou com muitas saudades porque eles são carinhosos e meigos comigo.
Bruxinha, será que vou poder vê-los novamente?
A minha avó e o meu avô são muito boas pessoas, eu amo-os do fundo do meu coração.
Também amo mais família, mas os meus avós, os meus pais e os tios são os que conheço, por isso também queria ver a minha família toda junta.
Obrigada por poderes cumprir o meu maior desejo.

Texto: Cláudio Constantino - EB de Valença - 4.º H


Querida bruxinha!
Eu queria que me ajudasses a acabar com a pobreza e com a poluição.
Eu não gosto de ver o lixo no chão, nem de ver pessoas sem o que mais precisam de ter.
Então querida bruxinha queria que todos os dias visses uma pessoa pobre e sem dinheiro e que a ajudasses a arranjar emprego.
Queria muito que que me ajudasses a tirar o lixo da 
rua porque uma só Nicolle não dá para recolher todo o lixo do mundo inteiro. Pedia-te que todos os dias distribuísses algum dinheiro por todos os que precisam.
Então querida bruxinha, ajudas o mundo a ficar melhor?
Beijinhos bruxinha boa.
Texto: Maria Nicolle Pessoa- EB de Valença - 4.º H

Ilustrações de:
Maria Nicolle Pessoa
Carolina Berger
Érica Rodrigues
Raphael Stamile
Beatriz Duro

Francisco Gonçalves









Sem comentários:

Enviar um comentário