domingo, 17 de março de 2024

Fábrica de Histórias

Num trabalho de articulação e colaboração entre a professora bibliotecária e o professor titular foi proposto à turma do 4.º J a atividade “Fábrica de Histórias.”

Esta atividade pretende levar os alunos a exprimir ideias e a desenvolver a capacidade da organização escrita, produzindo textos escritos com correção, coerência e rigor, recorrendo à  a imaginação e à criatividade. 

Assim, os alunos foram desafiados a escrever textos criativos motivados pelo recurso educativo "Fábrica de Histórias."



A idosa aventureira 

Num domingo de manhã, uma idosa que vivia numa aldeia, lembrou-se que quando era jovem tinha sido uma aventureira e queria encontrar o tal relógio mágico que todos naquela aldeia falavam.
Então, ela pegou na sua bolsa e partiu.
Mas, há um problema, o relógio estava no Palácio da Pena!
Enfim, ela decidiu mesmo assim, ir à procura do relógio.
Porém, estava a idosa a chegar ao palácio quando apareceu o palhaço Pataty.
O palhaço não deixou a idosa passar para que ela encontrasse o relógio mágico, mas depois apareceu a fada e com a sua varinha mágica, fez com que o palhaço desaparecesse.
Então a idosa conseguiu passar e encontrar o relógio, levou-o para sua casa e como o relógio era grande pendurou-o na parede da cozinha.
Verdade ou mentira, vá-se lá adivinhar o que aconteceu?

Leonor, EB de Valença,– 4.º J 

A bailarina e a saia mágica

O dia começou cedo quando, uma bailarina chamada Ana que era bonita e gostava de dançar, acordou com vontade de dançar na rua.
Ela vivia numa escola de dança e queria encontrar uma saia mágica.
A Ana encontrou a saia mágica na torre de Belém, mas o leão apareceu à frente da Ana, pegou na saia e começou a roê-la.
Como a saia era mágica, o leão não conseguiu roer, apesar de ele bem tentar.
De repente, uma fada apareceu para ajudar a Ana. A fada era bonita, bondosa e com umas lindas asas.
A fada pegou na sua varinha mágica e transformou o leão em flor.
A bailarina Ana agradeceu à fada e voltou para a escola de dança, ela usou a saia mágica, a dança ficou perfeita e até teve muitos aplausos!
E até aos dias de hoje vive feliz.

 Lai, EB de Valença, – 4.º J

A missão do Duende 

Era uma vez um duende que vivia num foguetão. Esse duende tinha uma missão para cumprir: encontrar uma joia e entregá-la ao seu irmão.
Procurou a joia e encontrou-a passado um dia. Viajou para o local de entrega, que era no Palácio da Pena, onde morava o seu irmão rico que era muito amigo dele, só que tinha um leão que queria a joia do duende.
O leão pisou o duende e quando estava a roubar-lhe a joia apareceu uma fada, que com a sua magia, adormeceu o leão e devolveu a joia ao duende.
O duende entrou no castelo do irmão e entregou-lhe a joia.
O irmão, ficou tão agradecido que lhe ofereceu uma casa nova e desde então não teve de continuar a viver no foguetão.
E pelo sim e pelo não, o melhor é que a história acabe aqui!

Gustavo, EB de Valença – 4.º J 

A saia mágica

 Num domingo de manhã, uma idosa chamada Maria, de cabelo branco e com 72 anos descobriu pelo telemóvel que existia uma saia mágica cor-de-rosa, roxo e dourada que fazia com que as pessoas idosas ficassem jovens.
Logo saiu da aldeia onde vivia, mexeu mais um pouco no telemóvel, e descobriu que a saia ficava no farol perto da sua casa.
Ela pensou: -Vou pegar o carro da minha irmã e vou até aquele farol.
E assim aconteceu. Foi de fininho até à casa da sua irmã, pegou o carro e tentou fazer a viagem até ao farol. Quando entrou no carro percebeu que tinha uma cobra venenosa lá dentro. Ela começou a gritar cheia de medo!
De repente, apareceu uma fada que se chamava Lara. A fada retirou a cobra de lá com a sua magia e a Maria agradeceu-lhe muito. Chegou ao farol, apanhou a saia e voltou para casa, vestiu a saia e em 30 segundos voltou a ficar jovem.
E aqui termina um sonho inesquecível.

                                 Luiza Pereira, EB de Valença – 4.º J

Sem comentários:

Enviar um comentário