segunda-feira, 8 de maio de 2023

Escrita criativa - A Mãe

 A partir da exploração da obra: Poemas da Mentira e da Verdade de Luísa Ducla Soares e tendo por referência o poema: “A Mãe”, os alunos foram convidados a escrever de forma criativa um poema dedicado à Mãe.

A Mãe

é uma heroína

e eu um salvador.

A Mãe tem olhos verdes como a natureza.

Os seus cabelos são loiros como o sol.

A Mãe

faz coisas mágicas

transforma sementes

em flores

frases em histórias

lágrimas em sorrisos.

A Mãe

tem braços de ferro

e um coração de algodão.

Carrega-me a mim e ao meu irmão.

A Mãe quando dança

é leve como uma pena.

A Mãe

Conhece o bem e o mal

diz que é bem dar beijinhos

e que é mal resmungar.

Eu sei bem disso apesar de ser cabeça no ar.

A Mãe

Sabe todos os caminhos desta aldeia.

E sabe o nome de cada pessoa.

Conta-me histórias tão belas como ela.

A Mãe

tem no coração

um ninho

é lá que guarda o meu maninho.

A Mãe

podia ser só minha

mas tenho de a partilhar

 com o meu irmãozinho!

Afonso Caldas, 3.º ano – EB de Friestas



A Mãe

A Mãe é uma semente

e eu uma maçã.

A Mãe

tem olhos lindos como o sol.

Os seus cabelos brilham

como o ouro.

A Mãe

 faz coisas mágicas:

dá amor e carinho

e sempre lhe sobra.

Transforma esforço

em dinheiro.

É bonita

como um pinheiro.

A Mãe

tem mais força

 do que a gravidade.

Carrega coisas e coisas

e ainda tem o peso de cuidar-me.

A Mãe

Quando canta

é lindíssima

e todo o mal espanta.

André Ojeda, 3.º ano - EB de Valença


A Mãe

A Mãe é uma floresta

e eu sou uma flor.

A Mãe

tem olhos verdes

como esmeralda.

Os seus cabelos brilham

Como um diamante.

A Mãe

é uma floresta

e eu sou uma flor.

À noite dá-me

Um beijo na testa.

Tiago Torres, 3.º ano - EB de Valença

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário