terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Álbum de Famílias – Todos Diferentes e Especiais

 


Os alunos que participaram na Fase Concelhia do Concurso Nacional de Leitura leram a obra: Álbum de Famílias – Todos diferentes e especiais de Susana Amorim e Rute Agulhas

Os alunos responderam a todas as questões da prova (escolha múltipla, verdadeiras/falsas e ordenação de acontecimentos).

No final, tinham que escrever a resposta à seguinte questão:

 Os colegas da Esperança deram respostas bem giras sobre a questão: “O que ajuda uma família a ser feliz?”

E tu, o que consideras que pode ajudar uma família a ser feliz?

Escreve entre 3 a 5 linhas.

Tem em atenção a correção gramatical e ortográfica, o vocabulário adequado, a relação lógica de ideias e a originalidade.

Escreve o teu comentário.

 Uma família é feliz quando todos estão unidos e são amigos.

 O que ajuda uma família a ser feliz é compreenderem-se e amarem-se uns aos outros, ajudarem-se nos bons e nos maus momentos, não haver conflitos e confusões entre as famílias e estarem sempre unidos.

 Para mim, o que ajuda uma família a ser feliz é o carinho e a colaboração entre nós, por exemplo na minha família, estamos sempre a ajudar quem mais precisa e mesmo quem não precisa.

 Eu acho que o que ajuda uma família a ser feliz é: falarem entre si, ajudarem-se uns aos outros, desculparem-se, estarem juntos quando é preciso, haver ternura, carinho e amor conviverem uns com os outros, não haver zangas e tentarem estar sempre de acordo.

 Uma família é quem me ajuda, quem sente amor por mim e por todas as pessoas que existem na minha família. São pessoas que brincam connosco e não importa que a família seja mãe, pai ou irmãos, pois os amigos também são. Eu adoro a minha Família.

 O que ajuda uma família a ser feliz são os mimos, os abraços, a união e o esforço; respeitar uns aos outros, partilhar as coisas, divertirem-se uns com os outros, defenderem-se uns aos outros e elaborar planos conjuntos.

 Para ajudarmos uma família a ser feliz precisamos de nos unir e sempre ajudar um ao outro. Devemos ter sempre carinho com todos os que mais amamos e com a pessoa que temos mais confiança. E não só devemos ajudar as pessoas da nossa família, mas também as pessoas que precisam de ajuda.

 Para uma família ser feliz é preciso o amor, o carinho, a paciência, a serenidade, os mimos e os abraços, entre outras coisas.

 O que ajuda uma família a ser feliz é: fazermos o que nos pedem, ajudar os familiares que mais precisam, pedir desculpa depois de nós dizermos uma coisa feia para eles, amar todos os familiares...

 Para ajudar uma família a ser feliz é preciso compreensão, carinho, amor, amizade, entendimento, educação, pedir desculpa, não gritar, não ser mentiroso e estar unido.

O carinho, a brincadeira, a ajuda, a convivência, o amor que tenham uns pelos outros, os passeios que fazem, as viagens, como ir ao Jardim Zoológico, ir ao Oceanário, ir a França ao parque da Disneyland Paris, etc.

 O que ajuda uma família a ser feliz é acreditarmos uns nos outros. Ajudarmos mais quando alguém está doente. Não haver segredos e contarmos tudo entre nós. Também devemos ser solidários com os nossos pais e irmãos.

 Para mim, para ajudar uma família a ser feliz é cuidar, estar reunidos, sair juntos, ver programas de televisão juntos, brincar juntos, e conversar. Mas o mais importante é estar reunidos para sempre. Isso para mim é uma família feliz.

 Para mim, o que pode ajudar uma família a ser feliz, é haver união, igualdade, amor e paz entre todos nós. É assim que eu acho que é uma família pode ser feliz.

 Uma família é quem nos dá atenção a vida inteira, quem nos apoia, quem nos dá educação, quem nos ajuda em coisas difíceis na nossa vida e quem nos dá muito amor e carinho...

 O que ajuda uma família a ser feliz é dar um presente, dar amor, carinho e abraços, estar lá para ajudar toda a família, nunca reclamar quando nos dão alguma coisa e fazer passeios juntos.

 Comentários escritos pelos alunos do 1.º Ciclo que participaram no Concurso Nacional de Leitura - Fase Concelhia.

Sem comentários:

Enviar um comentário