domingo, 7 de novembro de 2021

História com Recadinho


A Biblioteca Escolar leu e explorou, com as turmas do 4.º ano, a obra: História com Recadinho de Luísa Dacosta e deixou um desafio: escrita de um recadinho a enviar à bruxinha.

Nesse recadinho à bruxinha, os alunos deveriam dar um conselho ou uma sugestão, contar-lhe um problema que ela pudesse ajudar ou mesmo dar-lhe a opinião sobre a sua história.

Aqui podemos ler alguns dos textos apresentados.

Olá Bruxinha!

Vou dizer-te o que achei da tua história e dar alguns conselhos.

Eu gostei da história e gostei de ver como tu adoravas a natureza, só não gostei que os pássaros, as borboletas e as pessoas pensassem que todas as bruxas eram malvadas.
Eu acho que se tu tirasses a capa e o chapéu irias conseguir convencer as pessoas que eras um ser normal e assim ninguém teria medo de ti e não iriam fugir. Se não funcionasse podias transformar-te num animal qualquer ou num fantasma e assim já poderias apreciar a beleza da natureza e poder estar ao lado de alguém sem que assustasses os outros.
Espero que os conselhos que te dou funcionem para poderes conviver com toda a gente.

  Jonathan - EB de Friestas, 4.º ano

Ilustração: Antónia – EB de Friestas -4.º ano 

Querida Bruxinha, gostei muito da tua história e quero pedir-te uma coisa.
 A minha bisavó está um bocadinho doente. Ela tem um problema, tem de respirar com uma bomba de oxigénio e comer ainda é mais complicado.
Eu sei que tu deves estar cheia de trabalho com todas as pessoas que precisam de ajuda.
Mas quando tiveres um bocadinho de tempo, podes ajudar-me?
Porque é que te peço isto? Porque tenho medo que de repente haja uma falha de oxigénio, que as bombas de oxigénio falhem e que a minha bisavó fique em estado crítico.

  Francisco Sousa - EB de Valença, 4.º G

Ilustração: Joana Rodrigues – EB de Valença 4.º I

Olá Bruxinha!

Escrevo-te este recadinho para te pedir um favor: preciso que esta pandemia termine para poder estar com a minha família que vive nos Estados Unidos da América. Tenho muitas saudades e preciso do abraço de todos.
Por favor ajuda-me! 
Por favor ajuda-me. Prometo ajudar-te quando tu precisares, serei sempre teu amigo.
O teu amigo Gui.

       Guilherme - EB de Valença, 4.º H

Ilustração: Lethicia Alves – EB de Valença 4.º I

Olá Bruxinha!

Eu sou o Manjot e ouvi a tua história na minha escola.
Queria pedir-te ajuda para que se resolva o problema da fome no mundo.
Há países onde não existe água para todos. Será que podes ajudar!
Gostava que todas as pessoas tivessem água e comida e pudessem viver melhor.
Eu sei que muitas pessoas no mundo não tem ainda casa onde dormir.
Queria pedir-te para resolveres esses problemas.
Obrigado e espero que seja possível.

     Manjot Singh – EB de Valença, 4.º I


Ilustração: Sílvia Pereira – EB de Valença 4.º I

 

Ilustração: Kiara – EB de Valença 4.º I

Sem comentários:

Enviar um comentário