terça-feira, 31 de março de 2020

A Joaninha que perdeu as pintinhas

Tininha passeava sozinha
e foi um rio atravessar
escorregou no galho seco,
começou então a gritar:
- Socorro, socorro!! Eu não sei nadar.
Nas águas, se debatia
pois não sabia nadar,
virou as suas asas para baixo
e começou a remar.
Quando alcançou a margem
começou a caminhar,
precisava voltar para casa,
para a sua mãe não se preocupar.
Ao chegar começou a gritar:
- Mamã mamã eu já voltei!
-Nunca mais me vou atrasar.
-Por favor, fala comigo,
eu quero te abraçar!
E sua mamã disse-lhe:
- Tu não és a minha filha,
não me queiras enganar.
- Minha filha é pintadinha,
volta já para o teu lugar.
Tininha assustou-se
e começou a chorar,
Precisava de suas pintinhas,
para a casa poder voltar.
Voltou logo para o rio,
na esperança de encontrar
todas as pintinhas das asas
que ela perdeu ao nadar.
Subiu numa folha verde
para no rio navegar.
E todos que encontrava,
parava para perguntar:
-Você viu as pintinhas que
estavam nas minhas asinhas?
- Se você encontrar, faça o favor de me avisar.
E muito viajou a Joaninha
sobre a folha a navegar
Passou em baixo da ponte,
viu peixinhos, a nadar
parou para admirar a natureza,
e nem viu o tempo passar.
Viu o sol esconder-se...
E o céu todo a se estrelar.
E voltou a navegar.
E só se deu conta de si
quando foi lançada ao mar...
- Onde estou?
- Que água é essa que só fica balançando?
Agora é muito mais difícil,
as minhas pintinhas encontrar.
Saiu caminhando na areia,
de cabeça baixa, triste e a chorar.
Esbarrou num sapato
e ergueu o seu olhar...
Um jovem pintava um quadro
que retratava o mar,
tinha um barco lá no fundo e gaivotas a voar.
O pintor pegou na Tininha pôs na palma da mão e disse:
- Tu não és borboleta...
- Tu não és camarão...
- Tu não és um Siri...
- Quem és tu então?
- Sou apenas uma Joaninha
que perdeu as pintinhas.
- Se tu não me ajudares,
não posso para casa voltar.
E o pintor muito cuidadoso
começou a trabalhar.
Tinha um sério compromisso; a Joaninha ajudar.
Com a tinta e o pincel
começou a desenhar as pintas de suas asas,
para a Tininha alegrar.
Quando estava a regressar,
a sua amiga inseparável correu na frente para avisar:
- Dona Joana, dona Joana, a sua filha está a chegar.
Prepare uma grande festa
que vamos comemorar,
Tininha está de volta
para o seu querido lar.

E a mãe correu à frente
para a sua filha abraçar.

        FIM!
Agora cria a tua joaninha.
Aprende mais sobre elas no link seguinte:
https://www.youtube.com/watch?v=O2toKkP_v50


Sem comentários:

Enviar um comentário