sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019


O tema de Carnaval da EB de Valença é a polinização, neste sentido, o Pré-escolar está a explorar esta temática. Ficam aqui disponíveis os materiais explorados e produzidos no âmbito desta atividade, um trabalho realizado em colaboração com as famílias.









POLINIZAÇÃO
O que nos acontece se não existirem insetos? Além de alimentarem muitos animais, polinizam as plantas (que permite a reprodução das mesmas e que estas produzam fruto) e ajudam na decomposição de matérias orgânicas. 


E o que é necessário para nos salvarmos a nós próprios, segundo o estudo? Os cientistas alegam que a agricultura intensiva, aliada ao uso excessivo de pesticidas, é um dos principais motivos do desaparecimento dos insetos. As mudanças climáticas também pioram a situação, sentindo-se com mais força nas zonas tropicais. 

"Caso não mudemos a nossa forma de produzir comida, os insetos como um todo vão extinguir-se dentro de poucas décadas.













NOME________________________________________DATA________________

No Carnaval fantasiei-me de ABELHA…

As Abelhas são insetos sociais, vivem juntos em colmeias.
Apresentam três tipos morfológicos: Rainha, Operárias e Zangão
Rainha: A função da rainha na colmeia é reprodutiva, ela passa a vida na colmeia colocando ovos que se transformarão nas futuras abelhas operárias, zangões ou novas rainhas.

Zangão: assim como a abelha rainha, a função do zangão (que é o macho) é reprodutiva. Ele realiza o voo nupcial, fecunda a abelha rainha e em algumas espécies, morre após a cópula ou é abandonado pela colônia de abelhas por não ter mais “utilidade”.

Operárias: São abelhas estéreis que executam funções diversas dentro da colmeia. Algumas são responsáveis pela alimentação da rainha, larvas e zangão, guardam a entrada da colmeia e outras saem para visitar as flores de plantas onde procuram néctar e pólen.

As Abelhas produzem o mel, cera, própolis e geleia real.

O mel é um tipo de açúcar com alto valor energético e serve também de alimento para as abelhas
A cera tem propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes, por isso é utilizada na medicina natural pelo homem.
O própolis tem a função é de proteger a colmeia de micro-organismos como vírus, bactérias e também insetos invasores.
A geleia é uma substancia gelatinosa, com propriedades regenerativas, que as abelhas jovens produzem para alimentar a abelha rainha.
As Abelhas têm uma função importante na reprodução das plantas realizando a polinização. No momento em que visitam as flores à procura de néctar e pólen, o mesmo cola-se nos seus pelos e quando elas visitam novas flores esse pólen acaba caindo na entrada do gineceu (órgão reprodutivo feminino da flor) e encontra o óvulo, promovendo a fecundação. Muitas espécies de plantas simplesmente não existiriam sem a presença das abelhas

Trabalho com a família:
Pai/Mãe….queres explicar-me e escrever o que é ser POLINIZADOR?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________Obrigada
Agora eu vou desenhar uma abelha, porque é um excelente polinizador…


Sem comentários:

Enviar um comentário