sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

O Desejo do Lenhador


Livro recomendado para o 2º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma.


Os nossos dias estão cheios de desejos, mesmo involuntários. Desejos grandiosos ou simples, que depressa são esquecidos. Mas se um dia pudéssemos concretizar um dos nossos desejos, o que desejaríamos?


Foi esta  foi a obra selecionada para trabalhar com os 2.º e 3.º anos. com ela aprendemos muito vocabulário novo, acompanhamos a difícil missão do personagem da história. 
Realizamos uma "assembleia", onde cada um expôs os seus argumentos, defendendo a sua posição, perante uma situação que exigia a tomada de uma decisão difícil, igual à que o  lenhador teve de enfrentar.
Não chegamos a um consenso, mas todos tivemos oportunidade de defender a nossa ideia e era disso que se tratava.

Um final diferente, por Carolina Gonçalves do 3.º F:

O bebé nasceu e chamaram-lhe Pedro. Pedro dormia serenamente e a avó via. O lenhador foi
com o seu pai e a sua mulher trocar o berço de ouro por moedas de ouro. Com as moedas compraram uma quinta com animais... Era uma quinta perfeita. Depois foram comprar comida para os animais e sementes para cultivar. A quinta tinha um celeiro recheado com tudo e uma casa grande e confortável onde não faltava nada.
Um dia o bebé começou a andar e falou :
- Mamã e papá ! Todos ficaram de boca aberta. A mãe do lenhador estava muito feliz por ter a sua família e por poder ver.
Eram uma família muito feliz !



Sem comentários:

Enviar um comentário