segunda-feira, 7 de novembro de 2016

História com Recadinho

Resultado de imagem para história com recadinho capaNa biblioteca escolar, no âmbito da Educação Literária, com as turmas do 4.º ano foi lida e explorada a obra História com Recadinho de Luísa Dacosta.

No final foi proposto aos alunos o seguinte desafio:
Tal como fez a escritora deste livro, queremos propor que envies um recado à bruxinha. Podes dar-lhe um conselho ou uma sugestão, conta-lhe um problema que aches que ela pode ajudar a resolver ou mesmo dar-lhe a tua opinião sobre a sua história.


Olá bruxinha!
Eu sou o Rodrigo Viana, vivo em Valença e tenho oito anos. Queria que me ajudasses a conquistar o amor da minha vida, uma menina chamada Ana, eu sei que ela gosta de mim, o problema é que ela não admite. O melhor momento foi no meu aniversário mas só que todos se riram, então eu fui a chorar para a casa de banho.
Eu sei que é um trabalho duro. Acredita! No infantário eu tentei mas não consegui. Então como tu és mágica podias fazer uma poção que fizesse apaixonar as pessoas.
Se não conseguires não faz mal, eu vou entender.
Muitos beijinhos do Rodrigo e obrigada.
Rodrigo Viana 4.º ano - EB de Valença


Querida bruxinha queria contar-te um segredo e espero contar contigo.
Eu tenho um pequeno problema com a minha irmãzinha mais nova.
Agradecia que viesses até à minha casa fazer com que a minha fofa irmã pare de me fazer maldades. A minha enorme casa branca está situada em Friestas, 284 A, Lugar da Ponte do Manco junto a um regato de águas límpidas e cristalinas.
Também gostaria que a ajudasses a não levar castigos e palmadas dolorosas no seu pequeno rabiosque de criança de quatro anos.
Obrigada minha amiga bruxinha.

  Érica 4.º ano - EB de Friestas

Querida bruxinha, eu gostei muito da tua história pois inspiraste-me com a tua bondade. Quando te transformavas em invisível, ninguém te via, as crianças e os animais não sentiam medo e tu resolvias os seus problemas.
Eu fiquei espantada quando, no início da história, ouvi que tu eras bondosa e alegre e não malvada como as outras. Por isso decidiste mudar de mundo. Acho que estavas correta, pois não combinavas com as outras bruxas, sempre a fazerem maldades para destruir a vida dos outros.
Espero que continues sempre assim, a praticar o bem para vivermos num Mundo melhor.

       Leonor Saraiva 4.º ano - EB de Friestas

Olá Bruxinha!
Eu queria que me ajudasses a tirar boas notas, a aplicar-me mais nas aulas, a ficar mais atento e a tirar muito bom nas fichas. Gostava de conseguir fazer todos os trabalhos de casa e que me ajudasses a abrir as portas da imaginação para fazer textos maiores e sem erros.
Ajuda-me a não ser malandro.
Obrigada amiga bruxinha, espero pela tua ajuda.

Josué Andrade 4.º ano - EB de Valença

Sem comentários:

Enviar um comentário

A Família Vem à Escola.

A Biblioteca Escolar da EB de Valença,   a gradece a presença da mãe do Martim e da mãe  e tio da  da Bianca, do 1.ºB, pela sua participaç...