quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Histórias de vida e outras

No âmbito das comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, no dia 24 de outubro, as professoras  Maria João Tavares e Odete Barreiros foram convidadas a partilharem, com os alunos do quarto ano da E B de Valença, as suas experiências de vida, enquanto alunas e professoras. Foi um momento  de recordar e transmitir aos alunos a vida escolar de antigamente, estabelecendo alguns paralelismos com a escola  atual. 
Deixamos um agradecimento especial pela colaboração prestada. 
As vossas experiências vitais fazem agora parte do consciente coletivo destes alunos.


Histórias de vida e outras

No dia 24 de outubro, ao final da tarde, fomos à biblioteca da escola.
Na biblioteca, nós (os alunos do 4.º ano) fomos escutar duas senhoras, uma chamava-se Maria João Tavares e a outra Odete Barreiros, professoras aposentadas.
A dona Alda Paula estava a tirar fotografias e a professora Esperança estava a escutar, depois de ter feito a apresentação da atividade.
As senhoras começaram por falar sobre a escola quando elas eram pequeninas.
O professor Raul foi buscar uma carteira antiga.
As referidas professoras mostraram alguns livros e materiais, como por exemplo, a lousa onde escreviam ditados e outras coisas, havia um único livro em cada ano mas esses livros tinham tudo. Observamos a carteira e o tinteiro e ainda a sacola que era feita pelas mães.
Na escola desse tempo, onde a professora Maria João andou só havia uma casa de banho para os rapazes e as raparigas utilizarem.
Quando já era professora, a dona Maria João deu aulas numa escola onde não havia nem janelas nem casas de banho, os rapazes faziam as necessidades no monte e as raparigas num recipiente. Quando estava a chover, a professora comia com um guarda-chuva aberto e depois passava ao colega.
Quando tocou a campainha nós dissemos obrigado por partilharem as suas experiências.
Eu gostei desta sessão!

André Vieira - 4.º ano, turma H











Sem comentários:

Enviar um comentário