sábado, 25 de abril de 2015

O 25 de abril

Os alunos da EB de Friestas, em articulação com a biblioteca escolar, exploraram o significado do 25 de abril, leram e escreveram textos e poemas, cantaram canções de abril e realizaram bonitos cravos vermelhos, simbolizando esta data.




O 25 de abril de 1974

Antes do 25 de abril de 1974, o nosso país era uma ditadura ou seja, as pessoas não tinham liberdade de expressão, não podiam sair do país.
No dia 25 de abril de 1974 aconteceu a revolução dos cravos.
Nessa revolução, o pretendido era prender os políticos, para passar de uma ditadura para uma democracia. Tudo aconteceu em Lisboa, na capital do nosso país. Nesta revolução não houve guerra ou seja, não se verteu uma gota de sangue e não morreu ninguém. Com esta revolução, as pessoas passaram a ter liberdade de expressão, a poder sair do país e podiam decidir por votos quem seria o nosso presidente da república.
Todos os anos no 25 de abril é feriado e a maior parte das pessoas não vão trabalhar.
No ano passado, ano de 2014, no dia 25 de abril passaram 40 anos desde a revolução dos cravos. As pessoas dizem que o país está a ficar uma ditadura mas eu não sei porquê.

Samuel Sousa - 4.º ano - E B de Friestas




Sem comentários:

Enviar um comentário

A Família Vem à Escola.

A Biblioteca Escolar da EB de Valença,   a gradece a presença da mãe do Martim e da mãe  e tio da  da Bianca, do 1.ºB, pela sua participaç...