sexta-feira, 14 de junho de 2013

Aulas de coadjuvação no 1º ciclo - Expressão Plástica


Numa procura de conhecimentos para uma cultura visual, a professora Catarina Domingues iniciou o projeto com os alunos dos 1º e 2º anos partindo da gramática visual como forma de identificação de elementos gráficos simples, como o ponto, linha e textura, permitindo assim que os alunos, ao observarem as obras dos diferentes pintores conseguissem  identificar o que estavam a analisar. No seguimento desta análise, os alunos criaram esculturas em materiais "eva" (Joan Miró), quadros com colagens (Pablo Picasso) e quadros tridimensionais (José de Guimarães).
Com as turmas dos 4º anos, a professora Sueli Brito iniciou o 3º período com a desconstrução e reconstrução de obras de arte de artistas como Picasso e Mondrian realizando colagens. No prosseguimento do trabalho escolheu-se o artista Joan Miró por ser mais próximo das possibilidades criativas desta faixa etária.
Os alunos elaboraram pinturas de acrílico sobre telas inspiradas nas obras de Miró e realizaram um trabalhos de pesquisa sobre a vida e obra da artista com o apoio da Biblioteca Escolar.

Os trabalhos referenciados encontram-se expostos na E. B. de Valença.







Sem comentários:

Enviar um comentário