quarta-feira, 24 de outubro de 2012

A Maior Flor do Mundo, de José Saramago


 
A história trata da existência de uma árvore que cresceu à beira de um girassol. Quando a árvore é tirada por um humano, para seu proveito próprio, o girassol começa a secar.Um dia, um menino salta o muro da sua casa, rodeada por um deserto que futuramente irá ser uma urbanização, e corre atrás de um escaravelho. Encontra-o perto de uma floresta parcialmente distribuída. Ao atravessá-la, encontra um girassol no cimo de um monte, isolado pela falta do verde.
Este menino encontra a flor a morrer. Corre para o rio, no meio da floresta, e traz, na sua mão, água para alimentar a pequena flor. Este percurso é feito imensas vezes, até que a pequena flor ganha vida e começa a crescer desmesuradamente!
Ao fim de ir e voltar tantas vezes, o menino, exausto, acaba dormindo à beira da flor e esta, em forma de “agradecimento”, deixa cair uma pétala, que cobre o menino e lhe dá conforto.
Os pais do menino, quando não o veem em casa, vão à sua procura, até que o encontram à beira do antigo e pequeno girassol, que se transforma num enorme girassol.


Bruno Alves, 3.º ano, turma F

Sem comentários:

Enviar um comentário