quarta-feira, 9 de abril de 2025

Sessão sobre Bullying

 


     No dia 17 de março fomos à biblioteca da nossa escola (EB de Valença), assistir a uma sessão sobre Bullying. Estavam lá dois agentes da Guarda Nacional Republicana (GNR). Começaram por nos explicar o que significa a palavra Bullying. Significa empurrar, chamar nomes feios, assustar, pôr a língua de fora.... Lembraram-nos que não devemos fazer isso aos amigos, nem à família, nem a ninguém, porque as pessoas ficam tristes quando são gozadas ou lhes fazem mal. As palavras também magoam. Temos de ser bons. Temos de tratar os outros, da mesma maneira que gostamos de ser tratados. Amigos ajudam, não magoam. Se virmos alguém ser agredido, devemos pedir ajuda.
  Juntos podemos acabar com o Bullying!
De seguida, apresentaram uma banda desenhada da “Turma da Mônica”, relacionada com o tema. Lemos as falas das personagens e trocamos impressões com os agentes sobre o que estava correto ou não.
Foi uma sessão muito interessante e oportuna, uma vez que situações de Bullying acontecem, infelizmente, com frequência na nossa escola. Agradecemos à GNR e a todos que se envolvem para nos sentirmos seguros e vivermos felizes na escola.                             

 Texto coletivo, 2.º Ano, Turma D - EB de Valença
 


           
         

As Quatro Estações


A turma B do 2º ano da Escola de Vilar de Lamas, após a exploração do livro e áudio: “As Quatro Estações”- MÚSICA PARA CRIANÇAS, do compositor Antonio Vivaldi, deu as boas-vindas à estação da primavera com a realização de  um encantador painel ilustrado. Este trabalho foi realizado sob a orientação do Professor João Rocha que acompanhou de perto o empenho, a dedicação e o entusiasmo dos seus alunos e foi com este sentimento genuíno que se festejou mais uma entrada primaveril. Sendo esta estação o despertar da natureza, o florir dos campos e a explosão das cores, a turma deseja a toda a comunidade escolar uma primavera muito feliz!

 


quarta-feira, 2 de abril de 2025

Visita de Estudo ao Museu da Fábrica de Chocolate

 

No dia 28 de março de 2025, a nossa turma do 2ºC da EB de Valença, foi visitar o museu da fábrica de chocolate em Viana do Castelo. Saímos da escola pelas 9 horas, de autocarro e até chegar a Viana observamos lindas paisagens. No museu, fomos recebidos por uma guia que nos conduziu por um passeio fascinante pelo mundo do chocolate. Visitamos várias salas, a primeira tinha a cacaueira com alguns frutos e o mapa do mundo onde podemos encontrar o cacau. De seguida, vimos um filme em 3D sobre a história do cacau e provamos o sabor das sementes do cacau. Passamos para outra sala onde tivemos a maravilhosa oportunidade de provar chocolate quente, fizemos ainda um jogo e vimos várias marcas de chocolates. Continuamos a visita e foi-nos apresentado todo o processo de produção, desde a seleção dos grãos de cacau até a confecção das deliciosas barras e bombons de chocolate. Mais uma vez tivemos a sorte de provar três tipos de chocolate; branco, amargo e de leite.
Por fim, ouvimos a explicação do Sr. Lucas sobre como ele fazia os chocolates e recebemos uma barra de chocolate feita por ele.
Após esta experiência deliciosa, seguimos viagem para um agradável piquenique no parque de Vila Nova de Cerveira. O sol brilhava e a brisa suave tornou o ambiente ainda mais alegre. No fim do almoço ainda pudemos brincar no parque. A diversão foi muita! Pelas 15h 30min arrumamos tudo e fomos para o autocarro que nos trouxe de regresso à escola. Esta visita foi muito mais que aprender sobre chocolate, foi um dia de união, de diversão e de memórias que guardaremos com carinho.

Texto coletivo do 2.ºC da EB de Valença 






terça-feira, 1 de abril de 2025

Visita de Estudo ao Museu de Arqueologia

 


No dia 14 de março de 2025, a turma do 4.ºJ da Escola Básica de Valença teve a oportunidade de realizar uma visita de estudo ao Museu D. Diogo de Sousa em Braga. O objetivo principal desta atividade foi proporcionar aos alunos uma experiência prática e enriquecedora, ligando o conteúdo aprendido em sala de aula ao mundo real.
A visita começou por volta 10:30 horas, quando os alunos chegaram ao museu, sendo recebidos pelo Arqueólogo João que nos acompanhou durante todo o percurso. A primeira parte da visita consistiu numa apresentação sobre os nossos antepassados onde pudemos compreender melhor os aspetos históricos, culturais e científicos daquele espaço. Durante o percurso, tivemos a oportunidade de observar de perto 
esculturas em mármore, como a cabeça do imperador Trajano, um busto do imperador César Augusto, mosaicos romanos, vasos cerâmicos, utensílios do quotidiano romano e adornos em bronze e metais nobres.

Os alunos participaram ativamente, o que permitiu uma aprendizagem mais interativa e dinâmica. Além de aprender sobre o tema em questão, a visita também proporcionou momentos de reflexão e troca de ideias, onde os alunos puderam discutir e analisar o que estavam a observar. Foi uma oportunidade única para desenvolver o espírito crítico e a curiosidade científica dos alunos.

No final da visita, seguimos viagem até ao Parque de Merendas do Sameiro, onde degustamos o nosso almoço e observamos a bela paisagem natural que nos rodeava. Para libertar alguma energia, fizemos uma pequena caminhada onde os alunos se maravilharam com a vista sobre a cidade de Braga. Mais tarde seguimos viagem rumo à escola.

A visita de estudo foi uma experiência educativa inesquecível, que proporcionou aos alunos uma nova forma de aprender, além de reforçar o conteúdo trabalhado em sala de aula de forma prática e divertida.

Texto coletivo – Turma: 4.º J da EB de Valença




    

segunda-feira, 24 de março de 2025

O Senhor Cavalo-Marinho e O pai que se tornou mãe

Na semana em que celebramos o Dia do Pai, na Biblioteca da EB de Valença, com as crianças do Pré-escolar, lemos e exploramos a obra O Senhor Cavalo Marinho de Eric Carle.
 Com os alunos do 1.º, 2.º ano, dinamizamos o conto "O pai que se tornou mãe", da obra Estranhões e Bizarrocos.

O Senhor Cavalo Marinho de Eric Carle

Na maior parte das famílias de peixes, depois de a mãe pôr os ovos e do pai os fertilizar, ninguém fica de guarda aos ovos. Mas nem sempre é assim, como acontece com o cavalo-marinho, o peixe-espinho, a tilápia, o "kurtus gulliveri", o peixe-cachimbo, o peixe-gato e com outros tantos. Nestes casos, não só um dos progenitores fica a tomar conta dos ovos com grande esmero; como - surpresa das surpresas - esse progenitor é o pai. É mesmo verdade: acontecem de facto coisas maravilhosas no fundo do mar.

Para esta obra recorreu-se a um padlet e foram também visualizados vários vídeos que nos mostram os diferentes peixes referidos na história.

 

Toda a gente sabe que são as mães que trazem os filhos dentro da barriga. Os bebés formam-se no ventre das mães, crescem, e depois saltam cá para fora – para a luz. Por isso dizemos que as mulheres dão à luz.

O que pouca gente sabe é que há uma exceção. Existe uma espécie animal em que é o pai que cria os filhos dentro da barriga e é ele que os entrega à luz: o cavalo-marinho.

Como é que isto aconteceu? É essa a história que hoje vos quero contar: uma incrível história de amor. O fim talvez seja um pouco triste. Mas é sempre assim: as histórias de amor só são felizes quando não as contamos até ao fim.

Para esta atividade, foi usado o recurso que se segue:

https://padlet.com/aldapaula3/o-pai-que-se-tornou-m-e-vdgalceaq448u3l8






Leitura em Família

Prosseguimos com mais um momento do projeto Leitura em Família, desta vez com a mãe do Pedro Castro, da sala 3 do Pré-escolar e com a mãe do Diogo da turma do 1.º B.
A todos o nosso agradecimento.







 

quinta-feira, 20 de março de 2025

Ilustrações criativas

 


Após a aplicação de um roteiro de leitura da obra: A maior flor do mundo de José Saramago, os alunos da turma do 4.º H da EB de Valença foram desafiados a colocarem-se no papel de ilustradores e criarem ilustrações para a capa do livro.

Eis alguns dos trabalhos produzidos.










quarta-feira, 19 de março de 2025

Leitura Orientada -Estranhões e Bizarrocos

 

Em sessões de biblioteca, e em trabalho colaborativo com a sala de aula, com turmas do 2.º ano, lemos alguns contos da obra Estranhões e Bizarrocos de José Eduardo Agualusa.

Na turma do B da EB de Friestas os contos lidos e explorados foram: Sábios como camelos, O peixinho que descobriu o mar e O pai que se tornou mãe.

Após a leitura orientada, os alunos realizaram fichas de compreensão leitora e elaboraram ilustrações.








segunda-feira, 17 de março de 2025

Episódios da vida de Camões

 


No último item da prova do Concurso Municipal de Leitura, foi proposto aos alunos a seguinte questão:

Depois de leres e conheceres a vida e obra de Camões através do livro: Camões As aventuras e desventuras de um poeta épico, diz qual foi o episódio da sua vida que mais te impressionou. Justifica a tua opção.
Escreve entre 3 a 5 linhas tendo em atenção:
 a correção gramatical e ortográfica; 
o vocabulário adequado;
a relação lógica de ideias.

Aqui podemos ler as respostas escritas pelos alunos do 4.º ano que participaram no concurso.

 O que mais me impressionou foi Luís Vaz de Camões ter combatido piratas porque nunca tinha visto ninguém a combater piratas a não ser nos desenhos animados e nunca pensei que Luís Vaz de Camões tivesse combatido piratas.

 O episódio da sua vida que mais me impressionou foi quando Camões disse ao público que D. Sebastião viria numa manhã de nevoeiro mas nunca mais D. Sebastião voltou.

 O que mais me impressionou foi quando Camões foi para Macau na China e conheceu um amigo chamado Jau. Jau disse-lhe:

-Vou acompanhar-te até tu faleceres.
Camões disse-lhe que era um grande amigo e nunca o deixará.

 Para mim, o episódio da vida de Camões que me impressionou, foi quando Camões, em 1553 enfrentou piratas. Eu gostei desse episódio porque foi muito giro e emocionante. Eu também eu gostei da ilustração dessa parte do livro e da coragem de Camões.

 A parte que eu mais gostei foi quando Luís de Camões escreveu cartas de amor para as mulheres. Porque eu gosto muito de pessoas que fazem poemas de amor e porque sempre gostei de poemas de amor.

 Camões era o poeta do amor porque escreveu muitos poemas para as mulheres. O livro que ele estava a escrever era Os Lusíadas que foi publicado em Lisboa, mas antes disso Camões encontrou um amigo chamado Jau.

 O que mais me impressionou na vida de Camões foi a parte em que Camões é expulso da universidade porque ele era inteligente mais também arranjava muitas confusões e problemas e por isso fiquei muito impressionado.

 Para mim o episódio que mais me impressionou foi quando Camões conseguiu nadar só com uma mão porque a outra estava a segurar Os Lusíadas. Porque não é fácil nadar só com uma mão ele deu a sua vida para proteger Os Lusíadas.

 Para mim o episódio que mais me impressionou na vida de Camões foi que ele escreveu Os Lusíadas com 1102 estrofes e também foi expulso da universidade de Coimbra; e ele ter ficado, por volta, de quinze anos longe da sua pátria amada. Ele conseguiu nadar com um só braço e o outro carregava Os Lusíadas. Ele foi um dos melhores poetas de Portugal apesar de Fernando Pessoa disputar esse lugar com ele.

 O episódio da vida de Camões que mais me impressionou foi quando Camões fez um amigo chamado Jau, e esse amigo o ajudou, foi também quando dedicou o livro Os Lusíadas ao Rei D. Sebastião que morreu na Batalha de Alcácer Quibir. Camões morreu em 10 de junho de 1580. Nesse dia celebra-se o dia de Camões e das comunidades portuguesas.

 A parte que mais me impressionou foi quando Luís de Camões, na batalha em Ceuta, perde o seu olho direito porque eu sempre me perguntei porque é que Luís de Camões não tinha o seu olho direito.

 Para mim o episódio que me impressionou mais foi quando o Camões publicou o livro Os Lusíadas onde conta a história que Vasco da Gama fez de barco no caminho marítimo a Índia.

 A parte do episódio que mais me impressionou foi quando Camões nadou para terra só com uma mão porque acho muito cansativo e porque era muito tempo e muita distância para nadar só com uma mão.

 

 

sexta-feira, 14 de março de 2025

Concurso Municipal de Leitura – 2.ª edição


 

Nos dias 13 e 14 de março, decorreu na Biblioteca Municipal de Valença, a 1.ª fase da 2ª edição do Concurso Municipal de Leitura. Participaram um total de 122 alunos de todos os níveis de ensino do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho.

 


Objetivo

Estimular o gosto e o prazer da leitura para melhorar o domínio da língua portuguesa, a compreensão e os hábitos de leitura.

 

Obras e textos selecionados para a 1.ª fase

1.º Ciclo – Camões: as aventuras e desventuras de um poeta épico de Sérgio Franclim

2.º e 3.º Ciclos – Luís Vaz de Camões: um poeta genial de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada

Ensino secundário – Seleção de artigos a publicar semanalmente no jornal escolar digital


 

Alunos apurados para a 2.ª fase do concurso

 

1.º Ciclo

Diogo Silva - 4.º I - EB de Valença

Maeva Conde - 4.º A - EB de Friestas

Martim Ferreira - 4.º H - EB de Valença

Tomás Costa - 4.º H - EB de Valença

 

2.º Ciclo

Afonso Caldas – 5.º A

Bernardo Tomé – 5.º C

Lucas Gil – 5.º A

Simão Martinez – 5.º A

 

3.º Ciclo

Francisco Sousa – 7.º B

Letícia Pereira – 8.º B

Miguel Nunes – 8.º A

Miguel Silva – 8.º B

 

Ensino Secundário

Lara Ferreira -12.º B

Márcio Ferreira – 12.º B

Noah Loureira – 12. º B

Rodrigo Barros – 12.º B



















Leitura em Família

No âmbito do Projeto Leitura em Família, os pais da Pérola e da Isabella e a mãe da Mirian da sala 4 do Pré-escolar da EB de Valença estiveram na Biblioteca Escolar numa sessão de leitura.

O Projeto Leitura em Família pretende incentivar o envolvimento dos pais na promoção da leitura por prazer, contribuindo para o desenvolvimento dos alunos e para o seu sucesso educativo.