segunda-feira, 24 de março de 2025

O Senhor Cavalo-Marinho e O pai que se tornou mãe

Na semana em que celebramos o Dia do Pai, na Biblioteca da EB de Valença, com as crianças do Pré-escolar, lemos e exploramos a obra O Senhor Cavalo Marinho de Eric Carle.
 Com os alunos do 1.º, 2.º ano, dinamizamos o conto "O pai que se tornou mãe", da obra Estranhões e Bizarrocos.

O Senhor Cavalo Marinho de Eric Carle

Na maior parte das famílias de peixes, depois de a mãe pôr os ovos e do pai os fertilizar, ninguém fica de guarda aos ovos. Mas nem sempre é assim, como acontece com o cavalo-marinho, o peixe-espinho, a tilápia, o "kurtus gulliveri", o peixe-cachimbo, o peixe-gato e com outros tantos. Nestes casos, não só um dos progenitores fica a tomar conta dos ovos com grande esmero; como - surpresa das surpresas - esse progenitor é o pai. É mesmo verdade: acontecem de facto coisas maravilhosas no fundo do mar.

Para esta obra recorreu-se a um padlet e foram também visualizados vários vídeos que nos mostram os diferentes peixes referidos na história.

 

Toda a gente sabe que são as mães que trazem os filhos dentro da barriga. Os bebés formam-se no ventre das mães, crescem, e depois saltam cá para fora – para a luz. Por isso dizemos que as mulheres dão à luz.

O que pouca gente sabe é que há uma exceção. Existe uma espécie animal em que é o pai que cria os filhos dentro da barriga e é ele que os entrega à luz: o cavalo-marinho.

Como é que isto aconteceu? É essa a história que hoje vos quero contar: uma incrível história de amor. O fim talvez seja um pouco triste. Mas é sempre assim: as histórias de amor só são felizes quando não as contamos até ao fim.

Para esta atividade, foi usado o recurso que se segue:

https://padlet.com/aldapaula3/o-pai-que-se-tornou-m-e-vdgalceaq448u3l8






Leitura em Família

Prosseguimos com mais um momento do projeto Leitura em Família, desta vez com a mãe do Pedro Castro, da sala 3 do Pré-escolar e com a mãe do Diogo da turma do 1.º B.
A todos o nosso agradecimento.







 

quinta-feira, 20 de março de 2025

Ilustrações criativas

 


Após a aplicação de um roteiro de leitura da obra: A maior flor do mundo de José Saramago, os alunos da turma do 4.º H da EB de Valença foram desafiados a colocarem-se no papel de ilustradores e criarem ilustrações para a capa do livro.

Eis alguns dos trabalhos produzidos.










quarta-feira, 19 de março de 2025

Leitura Orientada -Estranhões e Bizarrocos

 

Em sessões de biblioteca, e em trabalho colaborativo com a sala de aula, com turmas do 2.º ano, lemos alguns contos da obra Estranhões e Bizarrocos de José Eduardo Agualusa.

Na turma do B da EB de Friestas os contos lidos e explorados foram: Sábios como camelos, O peixinho que descobriu o mar e O pai que se tornou mãe.

Após a leitura orientada, os alunos realizaram fichas de compreensão leitora e elaboraram ilustrações.








segunda-feira, 17 de março de 2025

Episódios da vida de Camões

 


No último item da prova do Concurso Municipal de Leitura, foi proposto aos alunos a seguinte questão:

Depois de leres e conheceres a vida e obra de Camões através do livro: Camões As aventuras e desventuras de um poeta épico, diz qual foi o episódio da sua vida que mais te impressionou. Justifica a tua opção.
Escreve entre 3 a 5 linhas tendo em atenção:
 a correção gramatical e ortográfica; 
o vocabulário adequado;
a relação lógica de ideias.

Aqui podemos ler as respostas escritas pelos alunos do 4.º ano que participaram no concurso.

 O que mais me impressionou foi Luís Vaz de Camões ter combatido piratas porque nunca tinha visto ninguém a combater piratas a não ser nos desenhos animados e nunca pensei que Luís Vaz de Camões tivesse combatido piratas.

 O episódio da sua vida que mais me impressionou foi quando Camões disse ao público que D. Sebastião viria numa manhã de nevoeiro mas nunca mais D. Sebastião voltou.

 O que mais me impressionou foi quando Camões foi para Macau na China e conheceu um amigo chamado Jau. Jau disse-lhe:

-Vou acompanhar-te até tu faleceres.
Camões disse-lhe que era um grande amigo e nunca o deixará.

 Para mim, o episódio da vida de Camões que me impressionou, foi quando Camões, em 1553 enfrentou piratas. Eu gostei desse episódio porque foi muito giro e emocionante. Eu também eu gostei da ilustração dessa parte do livro e da coragem de Camões.

 A parte que eu mais gostei foi quando Luís de Camões escreveu cartas de amor para as mulheres. Porque eu gosto muito de pessoas que fazem poemas de amor e porque sempre gostei de poemas de amor.

 Camões era o poeta do amor porque escreveu muitos poemas para as mulheres. O livro que ele estava a escrever era Os Lusíadas que foi publicado em Lisboa, mas antes disso Camões encontrou um amigo chamado Jau.

 O que mais me impressionou na vida de Camões foi a parte em que Camões é expulso da universidade porque ele era inteligente mais também arranjava muitas confusões e problemas e por isso fiquei muito impressionado.

 Para mim o episódio que mais me impressionou foi quando Camões conseguiu nadar só com uma mão porque a outra estava a segurar Os Lusíadas. Porque não é fácil nadar só com uma mão ele deu a sua vida para proteger Os Lusíadas.

 Para mim o episódio que mais me impressionou na vida de Camões foi que ele escreveu Os Lusíadas com 1102 estrofes e também foi expulso da universidade de Coimbra; e ele ter ficado, por volta, de quinze anos longe da sua pátria amada. Ele conseguiu nadar com um só braço e o outro carregava Os Lusíadas. Ele foi um dos melhores poetas de Portugal apesar de Fernando Pessoa disputar esse lugar com ele.

 O episódio da vida de Camões que mais me impressionou foi quando Camões fez um amigo chamado Jau, e esse amigo o ajudou, foi também quando dedicou o livro Os Lusíadas ao Rei D. Sebastião que morreu na Batalha de Alcácer Quibir. Camões morreu em 10 de junho de 1580. Nesse dia celebra-se o dia de Camões e das comunidades portuguesas.

 A parte que mais me impressionou foi quando Luís de Camões, na batalha em Ceuta, perde o seu olho direito porque eu sempre me perguntei porque é que Luís de Camões não tinha o seu olho direito.

 Para mim o episódio que me impressionou mais foi quando o Camões publicou o livro Os Lusíadas onde conta a história que Vasco da Gama fez de barco no caminho marítimo a Índia.

 A parte do episódio que mais me impressionou foi quando Camões nadou para terra só com uma mão porque acho muito cansativo e porque era muito tempo e muita distância para nadar só com uma mão.

 

 

sexta-feira, 14 de março de 2025

Concurso Municipal de Leitura – 2.ª edição


 

Nos dias 13 e 14 de março, decorreu na Biblioteca Municipal de Valença, a 1.ª fase da 2ª edição do Concurso Municipal de Leitura. Participaram um total de 122 alunos de todos os níveis de ensino do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho.

 


Objetivo

Estimular o gosto e o prazer da leitura para melhorar o domínio da língua portuguesa, a compreensão e os hábitos de leitura.

 

Obras e textos selecionados para a 1.ª fase

1.º Ciclo – Camões: as aventuras e desventuras de um poeta épico de Sérgio Franclim

2.º e 3.º Ciclos – Luís Vaz de Camões: um poeta genial de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada

Ensino secundário – Seleção de artigos a publicar semanalmente no jornal escolar digital


 

Alunos apurados para a 2.ª fase do concurso

 

1.º Ciclo

Diogo Silva - 4.º I - EB de Valença

Maeva Conde - 4.º A - EB de Friestas

Martim Ferreira - 4.º H - EB de Valença

Tomás Costa - 4.º H - EB de Valença

 

2.º Ciclo

Afonso Caldas – 5.º A

Bernardo Tomé – 5.º C

Lucas Gil – 5.º A

Simão Martinez – 5.º A

 

3.º Ciclo

Francisco Sousa – 7.º B

Letícia Pereira – 8.º B

Miguel Nunes – 8.º A

Miguel Silva – 8.º B

 

Ensino Secundário

Lara Ferreira -12.º B

Márcio Ferreira – 12.º B

Noah Loureira – 12. º B

Rodrigo Barros – 12.º B



















Leitura em Família

No âmbito do Projeto Leitura em Família, os pais da Pérola e da Isabella e a mãe da Mirian da sala 4 do Pré-escolar da EB de Valença estiveram na Biblioteca Escolar numa sessão de leitura.

O Projeto Leitura em Família pretende incentivar o envolvimento dos pais na promoção da leitura por prazer, contribuindo para o desenvolvimento dos alunos e para o seu sucesso educativo.












quarta-feira, 12 de março de 2025

Leitura em Família - Requisições

 


No âmbito do Projeto Leitura em Família, as crianças do Pré-escolar da EB de Friestas requisitaram livros na Biblioteca Escolar. Em ambiente familiar foram lidas as obras e realizadas tarefas de registo.






segunda-feira, 10 de março de 2025

Escrita Criativa




O Palhaço Da Gota D'água

Certo dia, a minha carreira como piadista não estava indo bem, foi quando estavam contratando pessoas para o cargo de palhaço num circo próximo.
Com um brilho de esperança nos meus olhos, candidatei-me e ganhei o emprego.
Nos meus primeiros dias, não me habituei nem um pouco, eu estava habituada a que a plateia risse comigo, e não risse de mim. Mas, não baixei a cabeça nem por um instante.
Num dia chuvoso, era suposto ser a minha grande apresentação ao ar livre, mas, devido às circunstâncias climáticas, não foi possível. Para não adiar o grande dia, os produtores arranjaram uma tenda improvisada, era bonita, mas não combinava nada com minha fantasia. A tenda era azul e verde, enquanto eu tinha a paleta de cores vermelha e amarela!
Apesar das aparentes complicações, aceitei ir mesmo assim. Além do mais, porque não?Durante o show, eu estava muito nervosa, prestando atenção em cada movimento do meu corpo para nada dar errado, mas foi quando, num momento que deveria ser engraçado, ninguém estava a rir.
Foi então que um furo na tenda fez cair uma gota da chuva bem na minha cabeça. Na hora, eu assustei-me muito, não esperava a gota e ainda mais porque estava tão concentrada! Dei um pulo e olhei para cima, como se estivesse a procurar por um pássaro que me deu com a pata.
De qualquer forma, todos caíram na risada, mas pelo contrário, eu não fiquei envergonhada e segui a personagem olhando para cima com um rosto confuso.
No dia seguinte, o meu diretor veio dar-me os parabéns.
-O improviso saiu no jornal! Quem diria que uma gota d'água salvaria um show inteiro?
-Onde está o jornal? - perguntei, curiosa.
-Está aqui. Você ficou famosa com o apelido de "O Palhaço da Gota D'água”! - disse ele enquanto me mostrava.
E foi assim que uma gotinha salvou a minha carreira!

Amanda Cunha, EB de Friestas - 4.º ano

 

segunda-feira, 3 de março de 2025

Qual é o mais bonito?

A obra: Qual é o mais bonito? foi a escolhida pela Biblioteca para trabalhar, com as crianças do Pré-escolar, na semana do Carnaval.
Uma divertida história sobre um concurso de disfarces em que cada animal deveria levar a concurso as suas caudas.
Em contexto de sala de aula, as crianças ilustraram a cauda vencedora.