Na prova ModA de Educação Artística - parte B - Artes Visuais, os alunos do 4.º ano da EB de Valença, de acordo com o solicitado na prova, realizaram trabalhos com criatividade e sentido estético.
Blogue das Bibliotecas das Escolas Básicas do Concelho de Valença
Este é o blogue das Bibliotecas Escolares do Pré-escolar e 1.º Ciclo do Agrupamento Muralhas do Minho Valença. Aqui vamos publicar toda a informação relativa às atividades que desenvolvermos.
domingo, 21 de junho de 2026
terça-feira, 9 de junho de 2026
Escrita criativa - Abecedário sem juizo
Com as turmas do 3.º ano da EB de Valença, a Biblioteca
Escolar leu e explorou a obra: Poemas da Mentira e da Verdade de
Luísa Ducla Soares.
Foi proposto aos alunos que à semelhança da autora,
escrevessem com criatividade o seu poema: Abecedário sem juízo.
Escreve o novo abecedário, tendo em atenção que:
1.1 – Deves iniciar a
frase com a letra seguinte do alfabeto.
1.2 – A cada letra
corresponde o nome de uma pessoa.
1.3 – Deves fazer uma
rima com o nome e o fim de cada frase.
A é o André que corta a unha do
pé.
B é o Bernardo que se senta num
fardo.
C é a Catarina que é boa
menina.
D é o Diogo que brinca com o
fogo.
E é a Eva que diz sempre que
leva.
F é o Francisco que gosta de um
bom petisco.
G é a Gabriela que toma conta
dela.
H é a Helena que é muito
pequena.
I é a Inês que estuda inglês.
J é a Joana que é irmã da Ana.
L é a Leonor que tem um cão
pastor.
M é a Mariana que come uma
banana.
N é a Núria que está com fúria.
O é a Olívia que lava a roupa
com lixivia.
P é a Paula que conversa na
aula.
Q é a Quélia que brinca com a
Zélia.
R é o Ricardo que viu um
leopardo.
S é o Simão que come o pão.
T é o Tiago que pesca no lago.
U é o Ulisses que fugiu antes
que o visses.
V é a Vanessa que faz uma
promessa.
X é o Xavier que come sem
colher.
Z é a Zulmira que toda a gente a admira.
EB de Valença – Maria Inês – 3.º G
A é o André a beber água-pé.
B é o Bruno que vai a fugir de
um gatuno.
C é a Cristiana que gosta de
banana.
D é o Daniel a provar doce de
mel.
E é a Eva a passear na treva.
F é o Filipe a viajar num jipe.
G é a Gabriela a espreitar pela
janela.
H é o Hugo com um texugo.
I é a Inês a responder tudo de
uma vez.
J é a João a brincar com o seu
balão.
L é a Luana, aquela que é
humana.
M é o Mário a mergulhar no
aquário.
N é a Nádia que é uma grande
sábia.
O é o Orlando aquele que vive
falando.
P é o Quim a nadar até ao fim.
Q é o Rafael a comer um pastel.
R é o Ricardo que viu um
leopardo.
S é o Simão a jogar à bola com
a mão.
T é a Tatiana que é uma bacana.
U é o Ulisses a deixar-se de
mariquices.
V é a Vera à espera da
primavera.
X é o Xavier que come de
colher.
Z é a Zé a beber café junto à
maré.
domingo, 31 de maio de 2026
Dia da criança
As crianças do Pré-escolar e do 1.º ciclo do Agrupamento Muralhas do Minho celebraram O Dia Mundial da Criança com muita animação, alegria e brincadeira.
Sob o lema de uma Mini Feira Popular, os alunos reviveram brincadeiras e participaram em jogos tradicionais.
Escrita criativa - Uma rapariga da tua idade
Numa sessão de Biblioteca Escolar, os alunos da EB de Friestas foram desafiados a escrever textos criativos dando-se a conhecer melhor aos seus colegas e aos outros.
Uma rapariga da tua idade
Eu chamo-me Valentina e vivo em Verdoejo
com os meus pais e a minha irmã Elsa que tem 12 anos.
Eu sou de pele morena e tenho olhos da cor
das castanhas. Eu brinco com a minha melhor amiga, a
Matilde, mas eu chamo-lhe Mati, também gosto de brincar sozinha com os meus
peluches e as minhas bonecas.
O meu animal favorito é o gato com quem
gosto de brincar.
Eu gosto de receber atenção. A minha
família gosta muito de mim e eu gosto dela.
Também gosto dos mimos que a minha mãe e a
minha família me dão.
E eu sou assim!
Valentina Vieira – EB de Friestas, 2.º ano
Uma rapariga da tua idade
Eu chamo-me Maitehn e tenho oito anos.
Eu nasci em 2018 na Argentina. Agora eu
moro com os meus pais, os meus irmãos e os meus gatos em Sanfins.
Tenho olhos de cor castanha como a terra e
como as avelãs.
Sou estudiosa e gosto de ler livros e o meu
favorito é A sopa queima.
Sou carinhosa e gosto de miminhos.
Eu tenho bom coração, mas às vezes fico com
raiva de algumas pessoas más, mas mesmo assim sou simpática.
As minhas cores preferidas são o amarelo e
o azul, o amarelo porque é a cor do Sol e o azul porque é a cor do céu.
A minha comida favorita é arroz com feijão e carne, sou comilona como o meu pai.
As minhas atividades favoritas são brincar com a Nicole à apanhada.
E esta sou eu!
Maitehn – EB de Friestas, 2.º ano
segunda-feira, 25 de maio de 2026
A pequena semente
Na Biblioteca da EB de Friestas, com os alunos do 1.º ano e do Pré-escolar Sala 1, foi lida e explorada a obra A pequena semente de Eric Carle.
domingo, 24 de maio de 2026
Mini empreendedores
Decorreu na Biblioteca Escolar, para as turmas do 3.º ano, uma sessão de Empreendedorismo e Competências Empreendedoras em Crianças. Esta atividade foi promovida pela CLDS Valença 5 G, em parceria com o Agrupamento e o Município.
quarta-feira, 20 de maio de 2026
À descoberta da Fortaleza de Valença
Visitas de Estudo à Fortaleza
No âmbito do trabalho colaborativo com a Biblioteca Escolar, as turmas do 3.º ano da EB de Valença e Friestas realizaram visitas de estudo ao Património Local – Fortaleza de Valença.
Como motivação e preparação para a visita, os alunos participaram numa sessão de leitura da obra Habito em ti Valença do Minho de Rita Nicolau.
Após a visita, em contexto de sala de aula, os alunos elaboraram textos individuais e coletivos descrevendo os aspetos mais relevantes da visita.
Materiais de apoio: Excerto do livro | Guião de leitura | Mapa
Uma manhã de descobertas na Fortaleza de Valença
No dia 22 de abril, nós, os alunos do 3.º e 4.º ano da Escola Básica de Friestas, visitámos a Fortaleza de Valença. Esta visita de estudo foi organizada em colaboração com a Biblioteca Escolar e o Núcleo Museológico do Município de Valença.
Nesta visita guiada ficamos a saber muito sobre a nossa terra: a fortaleza tem 5,5 quilómetros de muralhas, 34 guaritas, 4 revelins e 194 canhoneiras. Existem quatro portas principais — as Portas do Sol, as Portas da Coroada, as Portas da Gabiarra e as Portas do Meio, estas últimas que ligam os dois polígonos, sendo as restantes consideradas portas secundárias. Aprendemos ainda que existiam portas falsas, construídas para enganar os inimigos em caso de ataque e com armadilhas. Junto às Portas da Gabiarra existe um túnel com capacidade para guardar 600 soldados, preparados para a defesa das muralhas. Ao longo das muralhas encontrámos árvores com séculos de história, entre as quais um carvalho com cerca de 600 anos que todos abraçamos.
Valença nem sempre teve este nome. Por volta de 1200, quando foi fundada, chamava-se Contrasta. Foi o rei D. Afonso III quem lhe atribuiu o nome de Valença, cidade com cerca de 800 anos de história. A fortaleza que conhecemos hoje foi mandada construir no século XVII por D. João IV. Vimos ainda as casamatas, onde os soldados guardavam os seus pertences, e o arquivo municipal, onde são conservados os documentos históricos da cidade.
Na Igreja Matriz de Santa Maria dos Anjos, uma igreja medieval fundada pelo rei D. Sancho I em 1211, pudemos observar a sua arquitetura romana. No museu, vimos um canhão datado de 1778, do reinado de D. Maria I, e um vídeo sobre a evolução histórica de Valença desde os tempos de Contrasta até à atualidade. Visitámos também a estátua de São Teotónio, o primeiro santo português, nascido em Valença no ano de 1082 e falecido em 1162. Por fim, entrámos na Capela Militar de Nossa Senhora do Carmo, padroeira dos militares, com muitos símbolos da coroa real.
Um agradecimento à Biblioteca Escolar e ao Núcleo Museológico do Município de Valença pela organização desta visita.
Texto coletivo – Turma B da EB de Friestas
Ilustração: Sofia Ribeiro - EB de Friestas, 3.º ano
Visita de Estudo ao Património Local
No dia 26 de março fomos fazer uma visita guiada à Fortaleza de Valença.
Saímos da escola a pé até às Portas do Sol, onde estava à nossa espera a museóloga Isilda e outra senhora. Conversamos um bocadinho e fomos ver Guaritas e locais onde os soldados se deitavam a vigiar os inimigos. Depois fomos ao baluarte das portas de Monção. Em seguida subimos pela Porta da Gabiarra e fomos visitar a loja do avô do meu amigo Diogo, que nos deu um chocolate. Por fim, visitamos o Núcleo Museológico que tinha canhões e o mapa da Fortaleza.
Por último, regressamos à escola e fomos almoçar.
Santiago Cunha – EB de Valença, 3.º G
Visita ao Centro Histórico de Valença
No dia 16 de abril realizámos a tão esperada visita de estudo à Fortaleza de Valença.
Entrámos na zona histórica pelas Portas do Sol e o primeiro lugar que visitámos foi o Museu do Núcleo Museológico da nossa terra, onde observámos fotos antigas, armaduras, réplicas de canhões e canhões usados durante as invasões francesas, um deles chamado D. Maria I. Neste museu, também vimos um vídeo sobre a história de Valença, desde os tempos em que ainda se chamava Contrasta, ou seja, desde a construção da primeira muralha, há cerca de 800 anos, até à edificação da Fortaleza, como a conhecemos hoje, com mais de 300 anos.
O que mais gostámos foi ver a maquete da zona histórica de Valença e poder pegar numa camisola de ferro que era muito pesada.
Saímos do museu e fomos visitar as outras portas da Fortaleza; as Portas do Meio, as Portas da Gabiarra e as portas da Coroada, assim como os respetivos revelins que serviam para defender as portas.
Por último, vimos a estátua de São Teotónio, o primeiro santo português.
Esta visita de estudo foi muito importante porque aprendemos mais sobre a cidade de Valença, da sua história e cultura.
Texto Coletivo – EB de Valença, 3.º F
sexta-feira, 15 de maio de 2026
Dia Internacional das Famílias
O Dia Internacional das Famílias é celebrado anualmente no dia 15 de maio. A data foi proclamado pela Assembleias Geral da Organização das Nações Unidas e reflete a importância que a comunidade internacional atribui às famílias.
Para assinalar o Dia da Família, e no âmbito da atividade Leitura em Família, na EB de Valença, os alunos do 3.º F, Loiana Paez e Mosaab Zouane leram para as crianças da sala 5, do Pré-escolar onde estão os seus irmãos. Os alunos leram, respetivamente, as obras: O livro da Família e o Livro da Paz de Todd Parr.
Esteve também na Biblioteca para outra sessão de leitura a mãe da Karolainy da Sala 5.
quarta-feira, 13 de maio de 2026
Elmer e o avô Eldo
Para assinalar O Dia Internacional das Famílias, na Biblioteca Escolar da EB de Friestas, com as crianças do Pré-escolar foi lida e explorada a obra: Elmer e o avô Eldo de David Mckee.
Podes ouvir a história do Elmer e do avô Eldo.
domingo, 10 de maio de 2026
Os meus avós - Escrita criativa
Durante a Feira do Livro de Valença, os alunos do 4.º K tiveram a oportunidade e a felicidade de assistir, com grande atenção, a um teatro de marionetas intitulado O Meu Avô Consegue Voar! e à leitura da obra As Mãos da Avó de Inês Cardoso. Envolvidos neste espírito, os alunos foram desafiados a escrever um texto sobre os seus próprios avós, refletindo sobre a importância que estes têm nas suas vidas.
Os meus avós
Ai! A minha avó é a melhor avó do mundo.
Eu adoro a minha avó porque ela ensina-me
como ver as horas pelo sol.
Eu adoro os bolos da minha avó e também
gosto de ajudá-la com os animais, assim como ela me ajuda a mim. Quando eu
estou triste, ela anima-me com piadas à maneira que ela sabe. Ensina-me poemas
como eu lhe ensino a ela.
Eu adoro brincar com a minha avó!
E a comida dela, só melhora as coisas!
Ah! Ela dá-me doces de forma escondida para
os meus pais não descobrirem.
Ah! E além disso tudo ainda tem os miminhos
dela que são os meus preferidos.
E é por isso que a minha avó é a melhor de
todas!
Gabriela Cunha, EB de Valença, 4.º K
Os meus avós
Os meus avós são muito importantes para
mim. Cuidam-me desde que eu era bebé. Gosto muito deles porque dão-me tudo,
mimos e doces.
Em casa dos meus avós gosto de brincar com
os animais: cães, gatos, galinhas, pintainhos, pombas, coelhos, pássaros e ovelhas.
Obviamente também gosto de brincar com
eles. Costumo ir às compras com eles, à feira, quando não tenho escola e nas
férias fazemos piqueniques no parque da Senhora da Cabeça.
Os meus avós são muito diferentes, o meu
avô é um pouco resmungão, mas gosto quando ele me deixa dar de comer aos
animais, já a minha avó é muito meiga e faz-me tudo. Eu gosto quando ela
cozinha arroz de cabidela.
Com o meu avô aprendo a tratar dos animais
e com a avó a cozinhar.
Benedita Garcês, EB de Valença, 4.º K
Os meus avós
Hoje vou contar para vocês o que significa
avós.
Para mim, os avós juntam o passado com o
futuro com histórias incríveis que nos deixam impressionados com tudo o que já
passaram.
Vou partilhar com vocês uma história que o
meu avô me contou.
O meu avô, quando era pequeno morava num
sítio, no interior de Minas Gerais, onde a sua infância sempre foi vivida
intensamente correndo livremente entre campos e vales.
Certo dia, olhando as montanhas de longe
avistou algo que brilhava muito e tinha cor de ouro, ele disse que essa luz ia
de um lado para o outro até que foi desaparecendo aos poucos.
Quando foi contar para a mãe dele, ela
disse que, o que vira, se chamava “mãe de ouro” e que era um ser mágico que
cuidava da floresta.
A história acabou como eu disse. Os avós
têm sempre histórias incríveis.
O nome do meu avô era António que já foi
morar para o céu e deixou muita saudade.
Isabella Ferreira, EB de Valença, 4.º K

































