quarta-feira, 24 de junho de 2026

Vamos à caça dos livros.

No âmbito da tarefa de leitura - Fluência Leitora, a aplicar individualmente a cada aluno do 2.º ano, a professora bibliotecária dinamizou atividades de leitura a aplicar com a turma.

A atividade escolhida foi denominada: Vamos à caça dos livros.

Os alunos tinham à sua disposição várias obras literárias com títulos variados e atrativos.

Selecionavam um livro da sua preferência que levavam para a mesa de trabalho para observação e leitura da obra, seguidamente preenchiam uma folha de registo sobre o livro e ilustravam a capa do livro.

Posteriormente, os alunos apresentaram as suas leituras aos colegas da turma, dando assim a conhecer os respetivos livros.

                                      

Outras obras exploradas além das referidas nas ilustrações: 

A casa da mosca Fosca
Alex e o ratinho de corda
A baleia
A caixa dos doces
Amigos
A pequena semente
A árvore da escola
A ovelhinha preta 
A girafa que comia estrelas 
Artur e Clementina
Cem sementes que voaram 
Perdido e achado
O urso e a formiga
O monstro do ciúme
O casamento da gata
O menino com flores no cabelo
O Nabo gigante

                                            Ilustrações elaboradas pelos alunos


 Eu quero um abraço

Ema e as luzes da noite


     Eu quero um abraço

O Senhor cavalo marinho

O sapo apaixonado

O fio invisível

O monstro das cores

Quero ser pirata

O rio infinito

O Senhor cavalo marinho


A ovelhinha que veio para jantar
e
A grande fábrica das palavras



domingo, 21 de junho de 2026

Educação Artística

 Na prova ModA de Educação Artística - parte B - Artes Visuais, os alunos do 4.º ano da EB de Valença, de acordo com o solicitado na prova, realizaram trabalhos com criatividade e sentido estético.











terça-feira, 9 de junho de 2026

Escrita criativa - Abecedário sem juizo

 


Com as turmas do 3.º ano da EB de Valença, a Biblioteca Escolar leu e explorou a obra: Poemas da Mentira e da Verdade de Luísa Ducla Soares.

Foi proposto aos alunos que à semelhança da autora, escrevessem com criatividade o seu poema: Abecedário sem juízo.

Escreve o novo abecedário, tendo em atenção que:

        1.1   – Deves iniciar a frase com a letra seguinte do alfabeto.

        1.2   – A cada letra corresponde o nome de uma pessoa.

        1.3   – Deves fazer uma rima com o nome e o fim de cada frase.

      

Abecedário sem Juízo

A é o André que corta a unha do pé.

B é o Bernardo que se senta num fardo.

C é a Catarina que é boa menina.

D é o Diogo que brinca com o fogo.

E é a Eva que diz sempre que leva.

F é o Francisco que gosta de um bom petisco.

G é a Gabriela que toma conta dela.

H é a Helena que é muito pequena.

I é a Inês que estuda inglês.

J é a Joana que é irmã da Ana.

L é a Leonor que tem um cão pastor.

M é a Mariana que come uma banana.

N é a Núria que está com fúria.

O é a Olívia que lava a roupa com lixivia.

P é a Paula que conversa na aula.

Q é a Quélia que brinca com a Zélia.

R é o Ricardo que viu um leopardo.

S é o Simão que come o pão.

T é o Tiago que pesca no lago.

U é o Ulisses que fugiu antes que o visses.

V é a Vanessa que faz uma promessa.

X é o Xavier que come sem colher.

Z é a Zulmira que toda a gente a admira.

                    EB de Valença – Maria Inês – 3.º G


Abecedário sem Juízo

A é o André a beber água-pé.

B é o Bruno que vai a fugir de um gatuno.

C é a Cristiana que gosta de banana.

D é o Daniel a provar doce de mel.

E é a Eva a passear na treva.

F é o Filipe a viajar num jipe.

G é a Gabriela a espreitar pela janela.

H é o Hugo com um texugo.

I é a Inês a responder tudo de uma vez.

J é a João a brincar com o seu balão.

L é a Luana, aquela que é humana.

M é o Mário a mergulhar no aquário.

N é a Nádia que é uma grande sábia.

O é o Orlando aquele que vive falando.

P é o Quim a nadar até ao fim.

Q é o Rafael a comer um pastel.

R é o Ricardo que viu um leopardo.

S é o Simão a jogar à bola com a mão.

T é a Tatiana que é uma bacana.

U é o Ulisses a deixar-se de mariquices.

V é a Vera à espera da primavera.

X é o Xavier que come de colher.

Z é a Zé a beber café junto à maré.

                 EB de Valença – Rafael – 3.º F


domingo, 31 de maio de 2026

Dia da criança

 

As crianças do Pré-escolar e do 1.º ciclo do Agrupamento Muralhas do Minho celebraram O Dia Mundial da Criança com muita animação, alegria e brincadeira.

Sob o lema de uma Mini Feira Popular, os alunos reviveram brincadeiras e participaram em jogos tradicionais.








Escrita criativa - Uma rapariga da tua idade

 Numa sessão de Biblioteca Escolar, os alunos da EB de Friestas foram desafiados a escrever textos criativos dando-se a conhecer melhor aos seus colegas e aos outros.


Uma rapariga da tua idade

Eu chamo-me Valentina e vivo em Verdoejo com os meus pais e a minha irmã Elsa que tem 12 anos.
Eu sou de pele morena e tenho olhos da cor das castanhas. Eu brinco com a minha melhor amiga, a Matilde, mas eu chamo-lhe Mati, também gosto de brincar sozinha com os meus peluches e as minhas bonecas.
O meu animal favorito é o gato com quem gosto de brincar. 
Eu gosto de receber atenção. A minha família gosta muito de mim e eu gosto dela.
Também gosto dos mimos que a minha mãe e a minha família me dão.
E eu sou assim!

Valentina Vieira – EB de Friestas, 2.º ano



Uma rapariga da tua idade

Eu chamo-me Maitehn e tenho oito anos.
Eu nasci em 2018 na Argentina. Agora eu moro com os meus pais, os meus irmãos e os meus gatos em Sanfins.
Tenho olhos de cor castanha como a terra e como as avelãs.
Sou estudiosa e gosto de ler livros e o meu favorito é A sopa queima.
Sou carinhosa e gosto de miminhos.
Eu tenho bom coração, mas às vezes fico com raiva de algumas pessoas más, mas mesmo assim sou simpática.
As minhas cores preferidas são o amarelo e o azul, o amarelo porque é a cor do Sol e o azul porque é a cor do céu.
A minha comida favorita é arroz com feijão e carne, sou comilona como o meu pai.
As minhas atividades favoritas são brincar com a Nicole à apanhada.
E esta sou eu!

Maitehn – EB de Friestas, 2.º ano


segunda-feira, 25 de maio de 2026

A pequena semente

 

Na Biblioteca da EB de Friestas, com os alunos do 1.º ano e do Pré-escolar Sala 1, foi lida e explorada a obra A pequena semente de Eric Carle. 
Os alunos do 1.º ano ilustraram individualmente a capa do livro. 
As crianças da sala 1 elaboraram uma ilustração coletiva.

 
              
       






domingo, 24 de maio de 2026

Mini empreendedores

 Decorreu na Biblioteca Escolar, para as turmas do 3.º ano, uma sessão de Empreendedorismo e Competências Empreendedoras em Crianças. Esta atividade foi promovida pela CLDS Valença 5 G, em parceria com o Agrupamento e o Município.




quarta-feira, 20 de maio de 2026

À descoberta da Fortaleza de Valença

Visitas de Estudo à Fortaleza

No âmbito do trabalho colaborativo com a Biblioteca Escolar, as turmas do 3.º ano da EB de Valença e Friestas realizaram visitas de estudo ao Património Local – Fortaleza de Valença.

Como motivação e preparação para a visita, os alunos participaram numa sessão de leitura da obra Habito em ti Valença do Minho de Rita Nicolau. 

Após a visita, em contexto de sala de aula, os alunos elaboraram textos individuais e coletivos descrevendo os aspetos mais relevantes da visita.

Materiais de apoio: Excerto do livro | Guião de leitura | Mapa

Uma manhã de descobertas na Fortaleza de Valença

No dia 22 de abril, nós, os alunos do 3.º e 4.º ano da Escola Básica de Friestas, visitámos a Fortaleza de Valença. Esta visita de estudo foi organizada em colaboração com a Biblioteca Escolar e o Núcleo Museológico do Município de Valença.
Nesta visita guiada ficamos a saber muito sobre a nossa terra: a fortaleza tem 5,5 quilómetros de muralhas, 34 guaritas, 4 revelins e 194 canhoneiras. Existem quatro portas principais — as Portas do Sol, as Portas da Coroada, as Portas da Gabiarra e as Portas do Meio, estas últimas que ligam os dois polígonos, sendo as restantes consideradas portas secundárias. Aprendemos ainda que existiam portas falsas, construídas para enganar os inimigos em caso de ataque e com armadilhas. Junto às Portas da Gabiarra existe um túnel com capacidade para guardar 600 soldados, preparados para a defesa das muralhas. Ao longo das muralhas encontrámos árvores com séculos de história, entre as quais um carvalho com cerca de 600 anos que todos abraçamos.
Valença nem sempre teve este nome. Por volta de 1200, quando foi fundada, chamava-se Contrasta. Foi o rei D. Afonso III quem lhe atribuiu o nome de Valença, cidade com cerca de 800 anos de história. A fortaleza que conhecemos hoje foi mandada construir no século XVII por D. João IV. Vimos ainda as casamatas, onde os soldados guardavam os seus pertences, e o arquivo municipal, onde são conservados os documentos históricos da cidade.
Na Igreja Matriz de Santa Maria dos Anjos, uma igreja medieval fundada pelo rei D. Sancho I em 1211, pudemos observar a sua arquitetura romana. No museu, vimos um canhão datado de 1778, do reinado de D. Maria I, e um vídeo sobre a evolução histórica de Valença desde os tempos de Contrasta até à atualidade. Visitámos também a estátua de São Teotónio, o primeiro santo português, nascido em Valença no ano de 1082 e falecido em 1162. Por fim, entrámos na Capela Militar de Nossa Senhora do Carmo, padroeira dos militares, com muitos símbolos da coroa real.

Um agradecimento à Biblioteca Escolar e ao Núcleo Museológico do Município de Valença pela organização desta visita.

Texto coletivo – Turma B da EB de Friestas

                                     

                                         Ilustração: Sofia Ribeiro - EB de Friestas, 3.º ano

                                                                                                                               

                                               

                                                

                                                

Visita de Estudo ao Património Local

No dia 26 de março fomos fazer uma visita guiada à Fortaleza de Valença.
Saímos da escola a pé até às Portas do Sol, onde estava à nossa espera a museóloga Isilda e outra senhora. Conversamos um bocadinho e fomos ver Guaritas e locais onde os soldados se deitavam a vigiar os inimigos. Depois fomos ao baluarte das portas de Monção. Em seguida subimos pela Porta da Gabiarra e fomos visitar a loja do avô do meu amigo Diogo, que nos deu um chocolate. Por fim, visitamos o Núcleo Museológico que tinha canhões e o mapa da Fortaleza.
Por último, regressamos à escola e fomos almoçar.

Santiago Cunha – EB de Valença, 3.º G

                                              

Visita ao Centro Histórico de Valença

No dia 16 de abril realizámos a tão esperada visita de estudo à Fortaleza de Valença. 
Entrámos na zona histórica pelas Portas do Sol e o primeiro lugar que visitámos foi o Museu do Núcleo Museológico da nossa terra, onde observámos fotos antigas, armaduras, réplicas de canhões e canhões usados durante as invasões francesas, um deles chamado D. Maria I. Neste museu, também vimos um vídeo sobre a história de Valença, desde os tempos em que ainda se chamava Contrasta, ou seja, desde a construção da primeira muralha, há cerca de 800 anos, até à edificação da Fortaleza, como a conhecemos hoje, com mais de 300 anos.
O que mais gostámos foi ver a maquete da zona histórica de Valença e poder pegar numa camisola de ferro que era muito pesada. 
Saímos do museu e fomos visitar as outras portas da Fortaleza; as Portas do Meio, as Portas da Gabiarra e as portas da Coroada, assim como os respetivos revelins que serviam para defender as portas.  
Por último, vimos a estátua de São Teotónio, o primeiro santo português. 
Esta visita de estudo foi muito importante porque aprendemos mais sobre a cidade de Valença, da sua história e cultura.

Texto Coletivo – EB de Valença, 3.º F

           

                                             

                                              

                                               


sexta-feira, 15 de maio de 2026

Dia Internacional das Famílias

 O Dia Internacional das Famílias é celebrado anualmente no dia 15 de maio. A data foi proclamado pela Assembleias Geral da Organização das Nações Unidas e reflete a importância que a comunidade internacional atribui às famílias.

Para assinalar o Dia da Família, e no âmbito da atividade Leitura em Família, na EB de Valença, os alunos do 3.º F, Loiana Paez e Mosaab Zouane leram para as crianças da sala 5, do Pré-escolar onde estão os seus irmãos. Os alunos leram, respetivamente, as obras: O livro da Família e o Livro da Paz de Todd Parr. 

Esteve também na Biblioteca para outra sessão de leitura a mãe da Karolainy da Sala 5.






Estiveram ainda na escola para mais uma sessão de leitura os pais do Beijamin Oliveira do 3.º F e do mano Matias Oliveira da Sala 2 do Pré-escolar. A obra escolhida pela família foi Beijamin e Matias numa viagem espacial.